Chiara Civello lança versão adaptada de música de Sandra de Sá
'Olhos coloridos' é um dos maiores sucessos da brasileira
A cantora e compositora italiana Chiara Civello lançou nesta sexta-feira (14) seu novo single "Sono Come Sono", uma adaptação da canção "Olhos Coloridos", um dos maiores sucessos da artista brasileira Sandra de Sá.
A música, considerada por Chiara "um hino à liberdade de ser e de amar", foi lançada via streaming pelo selo independente italiano "Four Flies Records" e também ficará disponível em vinil a partir de 21 de outubro.
A multi-instrumentista, apreciada por suas colaborações com nomes de destaque nos Estados Unidos e América do Sul, optou por adaptar "Olhos Coloridos", por ser reconhecida no Brasil como um verdadeiro hino, símbolo do antirracismo e do orgulho "crioulo".
"Como todos nós somos, apaixonei-me pelo poder de sua mensagem e pensei em como traduzi-la sem perder o impacto e a evocação", declarou ela.
Em sua versão - coproduzida com Dario Bassolino e escrita com Kaballà -, a cantora "estende a mensagem ao abraçar, além do racismo, bullying, body shaming e homotransfobia, e diz não a qualquer forma de discriminação".
Para a italiana, os sons de "Sono Come Sono" são uma reminiscência do boogie funk dos anos 1980. "Achei que na Itália o melhor lugar para produzi-la era Nápoles, a cidade mais próxima do Rio, epicentro incandescente de multiculturalismo", explicou.
Os próprios compositores da canção original, Sandra de Sá e Macau, apreciaram sua versão. "Chiara apresentou o conceito com verdade, dignidade e beleza. Estou orgulhosa e feliz", disse a cantora brasileira.
"Você coloriu meus olhos e iluminou minha alma com sua interpretação mágica", acrescentou Macau.
Civello publicou seis discos e rejeita os rótulos que a definem como transversal. Ela treinou artisticamente em Boston e Nova York, onde entrou em contato com Burt Bacharach e Tony Bennett, tornando-se a primeira italiana a gravar pela lendária Verve Records.
No Brasil, a cantora ficou conhecida pela parceria com Ana Carolina na música "Resta" e por ter lançado um álbum pela gravadora da brasileira, chamado "7752" - distância em milhar entre Nova York e Rio de Janeiro, duas das cidades mais importantes para a italiana.
Além disso, colaborou com Chico Buarque, Maria Gadù, Gilberto Gil e Daniel Jobim. Em 2012, a italiana participou também do Festival de Sanremo, principal evento musical da Itália.