Cientistas descobrem mistério do sorriso de 'Mona Lisa'
Leonardo da Vinci usou a técnica adotada em 'Gioconda' em obra anterior; a boca pode mudar de acordo com o ângulo e distância em que é visto
Cientistas britânicos garantem ter descoberto o segredo por trás do sorriso da obra mais famosa de Leonardo da Vinci, Mona Lisa. Especialistas de duas universidades no Reino Unido compararam a técnica usada no sorriso de Gioconda, como também é conhecida, com a obra Bella Principessa , a qual acredita-se ser de autoria também do pintor italiano. Eles constataram que em ambas as pinturas, da Vinci usou a mesma técnica para alcançar o "sorriso enigmático". As informações são do The Independent.
Siga Terra Diversão no Twitter
Ao ver Mona Lisa temos a impressão de que ela está sorrindo, mas ao olharmos diretamente para sua boca, o sorriso parece se inclinar para baixo, ou seja, a forma da boca pode mudar dependendo do ângulo e distância em que é visto.
A grande questão para os estudiosos é se o efeito - criado a partir de uma combinação complexa de cores e sombras - foi feita de forma intencional ou não pelo artista.
De acordo com pesquisas, La Bella Principessa foi pintada por da Vinci antes de Mona Lisa, segundo o professor de psicologia da Universidade Sheffield Hallam e especialista em percepção visual, Alessandro Soranzo. A obra foi inspirada em Bianca Sforza, filha de Ludovico Sforza, duque de Milão, quando ela tinha 13 anos.