Com 14 metros, fogueira gigante atrai centenas a Caruaru
Mesmo com chuva e um friozinho suficiente para pernambucano bater queixo (19º), o bairro de Divinópolis, em Caruaru (PE), celebrou a véspera do dia de São Pedro com uma fogueira de 14 metros de altura – chamada pelos moradores de a Maior Fogueira do Mundo. Centenas de pessoas se reuniram ao redor das chamas nesta sexta-feira (28), no Pátio da Igreja do Convento.
Gigante no tamanho e na tradição, a Fogueira do Convento, como é popularmente conhecida, não se restringe a um imenso fogaréu. Além da bela queima de fogos, ainda compuseram o espetáculo o forró animado das bandas de pífano, a salva de tiros dos bacamarteiros e o desfile de quadrilhas matutas.
“Não há como não se emocionar com uma festa tão bonita e grandiosa como esta”, comentou o autônomo Ivanildo Ferreira, que presencia o evento há 10 anos. “Quando chego aqui, meu São Pedro fica mais animado.”
Para montar a Maior Fogueira do Mundo, os organizadores usam sobras de galhos coletados pelo Departamento de Meio Ambiente de Caruaru. De acordo com o diretor do órgão, Flávio Martins, o recolhimento é realizado durante um ano. “Toda lenha utilizada na fogueira é proveniente do nosso sistema de poda, bem como daquelas árvores que podem representar algum problema para a população, como as de risco de tombamento. Ou seja, o meio ambiente da cidade é sempre preservado e neste ano não foi diferente”.
Devido ao grande número de galhos que teve de ser usado para confeccionar a fogueira gigante, a montagem começou nas primeiras horas da manhã de sexta, com o auxílio de um guindaste. A previsão é de que ela fique acesa até este sábado (29).