Criador de "Calvin" quebra silêncio de 28 anos com livro misterioso
O mundo não recebe uma nova obra de Bill Waterson desde o dia 31 de dezembro de 1995
Bill Watterson deu o ar de sua graça no abençoado 10 de outubro de 2023. Foram quase 28 anos de silêncio. O criador de Calvin e Haroldo é o escritor de “The Mysteries”, em parceria com o cartunista John Kascht.
São poucas e preciosas 72 páginas. Não é tira ou quadrinho, é um livro ilustrado. É sombrio e esquisito. Não dá para entender direito se a arte é feita por computador, se usa bonequinhos, se é lápis ou carvão ou fotografia ou tudo junto.
Não dá para entender várias coisas sobre “The Mysteries”. Isso não é um problema. Fábulas sempre contém uma lição de moral. Contos de fadas, nem sempre.
“The Mysteries” conta em poucas palavras e 36 ilustrações a história de um reino assombrado por Mistérios, e o que acontece - e deixa de acontecer - quando um Mistério é finalmente capturado.
Ainda não tem previsão de lançamento em português. Mas uma hora, sai. E mesmo pra quem sabe pouco de inglês, dá pra ler numa boa. Custa US$ 19,99.
O mundo não recebe uma nova obra de Bill Waterson desde o dia 31 de dezembro de 1995, quando publicou a última tira do menino e seu tigre.
Depois de interromper a criação de novas tiras, em 1995, ele simplesmente não criou mais nenhum personagem, nem escreveu novas histórias. Dá raríssimas entrevistas. Já não falava com jornalistas quando fazia Calvin.
Em uma entrevista de 2010 explicou por que parou: porque já tinha dito tudo que tinha a dizer.
Mas esta semana Bill quebrou seu silêncio. E o que ele tem a dizer é… misterioso. Que bom!
(*) André Forastieri é jornalista e empreendedor, fundador de Homework e da agência Compasso, e também realiza mentorias com profissionais e executivos. Saiba mais andreforastieri.com.br.