8ª edição do Múltipla Dança se espalha por Florianópolis
Ao todo, seis locais vão receber as atividades do festival que tem entrada gratuita em espetáculos, encontros, cursos e mostra de vídeos
A Ilha de Santa Catarina vai ficar pontuada de atividades dançantes. É o que promete a programação da oitava edição do festival Múltipla Dança. De amanhã (2) a sábado (6), espetáculos, cursos rápidos, palestras, mostra de vídeos de dança e lançamento de livros recebem o público com entrada franca.
O tema que une estas atividades é a “reinvenção do corpo”. Jussara Xavier e Marta César dividiram a curadoria do evento que reúne artistas de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e França.
As atividades serão desenvolvidas em diferentes locais da capital catarinense, como a Sala de Dança 1 no Centro de Artes da Udesc, Fundação Cultura Badesc, Centro Cultural Fabiano Silveira, Parque de Coqueiros, Teatro Ademir Rosa e Teatro Sesc Prainha. Este último terá uma atração para o público infantil.
A Cia. de Dança Teatro Xirê lançará uma caixa contendo material audiovisual, de literatura e um brinquedo. Esse pacote se chama “Cadê a Dança?”. Dois encontros, intitulados “Diálogos”, também serão realizados e farão pontes entre dança e cinema, teatro, fotografia e música.
Uma mostra de vídeos de dança exibirá dezessete trabalhos feitos no Brasil, Estados Unidos, França/Portugal, Eslováquia, Bélgica, Reino Unido, Uruguai, Espanha, Itália, Espanha/Argentina, Finlândia e Canadá.
Para o aprimoramento técnico, são oferecidas três oficinas. Uma de criação com Ana Gabriela Castro e Jean-Jacques Sanchez. Outra de práticas corporais com Eduardo Fukushima e uma de danças brasileiras com Maria Eugenia e Marina Abib. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo www.multipladanca.art.br.
Em 2015, a homenageada do festival é Diana Gilardenghi, argentina radicada e atuante no campo da dança em Florianópolis há 23 anos. O patrocínio vem da Caixa Econômica Federal e a realização é da Arte Movimenta, que conta com o apoio do Sesc/SC e da Funarte.
8° Múltipla Dança - Festival Internacional de Dança Contemporânea
2 a 6 de junho
Grátis
Oficina “Criação”, com Ana Gabriela e Jean-Jaques Sanches
2 a 6 de junho, 9h
Centro Cultural Fabiano Silveira
“Homem Torto”, com Eduardo Fukushima
2 de junho, 20h
Teatro Ademir Rosa*
Oficina “Introdução a Práticas Corporais Orientais do Movimento + Criação em Dança”, com Eduardo Fukushima
3 e 4 de junho, 9h
Diálogo “Faça uma pergunta”
3 de junho, 14h
Centro Cultural Fabiano Silveira
Oficina “Danças Brasileiras”, com Maria Eugenia Almeida e Marina Abib
3 de junho, 16h
Centro Cultural Fabiano Silveira
Lançamento do livro “Grupo Cena 11 – Dançar é Conhecer”, de Jussara Xavier, e da caixa “Cadê a Dança?”, da Cia. de Dança Teatro Xirê
3 de junho, 19h
Fundação Cultural Badesc
Diálogo “Dança e Cinema e Vídeo e Teatro e Performance e Fotografia e Música”
Centro Cultural Fabiano Silveira
4 de junho, 14h
Espetáculo infantil “Guia Improvável para Corpos Mutantes”
4 de junho, 16h
Teatro Sesc Prainha*
Performance “Themselves in situ”, com Ana Gabriela Castro e Jean-Jacques Sanchez
5 de junho, 16h
Parque de Coqueiros
Mostra de Vídeos
5 de junho, 18h
Fundação Cultural Badesc
“A Última Estrada”, com Cia. Soma
5 de junho, 20h
Teatro Sesc Prainha*
“Direção Múltipla”, com Daniela Alves
6 de junho, 20h
Teatro Sesc Prainha*
* Ingressos dos espetáculos serão distribuídos nos locais com 1 hora de antecedência.