Canal Curta! faz homenagem à Pina Bausch em junho
Pela primeira vez, um canal de TV brasileiro exibe o filme “Pina” de Wim Wenders
Há seis anos, a coreógrafa alemã Pina Bausch deixou um dos maiores legados para a dança. Esta herança virou tema do documentário “Pina”, de Wim Wenders, que o canal Curta! exibe no aniversário de morte da fundadora do Tanztheater Wuppertal.
O filme será transmitido no dia 30 de junho, na programação da Terça das Artes, que começa às 20h. E será a primeira vez que um canal brasileiro exibe a obra desde o seu lançamento, em 2011.
As filmagens tiveram início quando Pina ainda estava viva, em 2009. Wenders preparava um filme de dança que, com a morte da coreógrafa, ganhou novo rumo. O diretor resolveu transformá-lo em um documentário, o primeiro do gênero com o recurso 3D.
Assim, “Pina” tornou-se um tributo à artista que revolucionou a dança contemporânea a partir de seu estilo “dança teatro”. Para isto, Wenders reuniu diversos depoimentos dos artistas que trabalharam com ela. E também, como não poderia faltar, o filme tem muita dança. São diversas coreografias de espetáculos adaptadas para espaços nada convencionais, como um vagão, um jardim, uma mina desativada, entre outros.
“Pina”
Wim Wenders
Canal Curta!
30 de junho, a partir das 20h
Canais 56 da NET, 83 da GVT, 76 da Oi TV, 103 da Vivo TV e 69 da Claro TV