Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Companhia é recorde de público com clássicos do balé

A Cia. Brasileira de Ballet – Ourinhos, que ocupa o primeiro lugar em volume de público nacional, estreia dois novos espetáculos

1 mai 2015 - 12h00
Compartilhar
Exibir comentários

Quem disse que os clássicos não atraem público. Nada disso! Nos dias 9 e 10 de maio, a Cia. Brasileira de Ballet – Ourinhos (CBBO) abre a temporada 2015 com dois clássicos, os balés “Paquita” e “Noite de Walpurgis”. 

Cia. Brasileira de Ballet – Ourinhos traz jovens talentos da dança nacional em “Noite de Walpurgis”
Cia. Brasileira de Ballet – Ourinhos traz jovens talentos da dança nacional em “Noite de Walpurgis”
Foto: Divulgação

Os espetáculos devem repetir o sucesso de “O Quebra Nozes”, recorde de público nacional na temporada no Teatro Bradesco, em São Paulo, em 2009, com mais de 35 mil espectadores.

Apresentado pela primeira vez em 1881, na Rússia, “Paquita” tem música de Ludwig Minkus e coreografia original de Marius Petipa. A CBBO irá mostrar o final do segundo ato, a cena do casamento de Paquita e Lucien. Já “Noite de Walpurgis” é considerado o ato mais marcante da ópera Fausto. O espetáculo tem música de Charles Gounod e coreografia original de Lavrovski. Os ingressos estão sendo vendidos a preço popular, de R$ 5.

Segundo Jorge Teixeira, diretor artístico da companhia, a opção pelos clássicos deve continuar sendo a proposta da CBBO tanto para este ano quanto para os próximos. “No Brasil, existem várias companhias de dança contemporânea, mas de balé clássico, não. No exterior, em geral, nós representamos o país”, afirma. “Acredito que a formação do balé clássico dá base para qualquer tipo de dança”, conclui. 

Conhecida como um dos principais celeiros de jovens talentos da dança, a CBBO já se apresentou em mais de 30 cidades brasileiras e em países como Israel, Mônaco, China, Colômbia e Estados Unidos. Também foi a companhia escolhida para abrir as apresentações no Brasil de grandes sucessos mundiais, como o balé russo Kirov, em 2011, e o ucraniano Virsky, em 2012.  

Uma das montagens preferidas de Jorge é “Don Quixote”. “Ela é alegre, para cima”, justifica o professor que também foi responsável pela montagem de clássicos como “Giselle”, “A Flauta Mágica” e “O Lago dos Cisnes”.

Ao longo de sua trajetória, a Cia. Brasileira de Ballet já dançou ao lado de referências nacionais e internacionais do balé como Ana Botafogo, Áurea Hammerly, Cecília Kerche, Cláudia Motta, Marcelo Misailidis, Marianela Núñez e Thiago Soares.

“Paquita” e “Noite de Walpurgis”

9 de maio, às 21h

10 de maio, às 18h

Ingressos a preço popular: R$ 5

Teatro Municipal Miguel Cury

 R. 9 de Julho, 946, Ourinhos (SP)

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Seu Terra