Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Descubra como dança e esporte atuam na preparação de famosos

Chay Suede, Marcello Melo Jr., Xuxa e Murilo Rosa contam com o apoio de preparadores de elenco para os seus trabalhos na TV, teatro e cinema

28 abr 2015 - 09h00
(atualizado às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Chay Suede e Marcello Melo Jr. mandam bem quando se equilibram na fita de slackline nas cenas da novela “Babilônia”. Mas, atores e atrizes nem sempre nascem com a habilidade desejada para suas personagens e precisam contar com a ajuda de profissionais especializados para fazer bonito na TV, teatro e cinema.

Além do treino de dança, a paixão por esportes também traz vantagens. É o caso de Murilo Rosa e Sasha Meneghel, que se mostraram mais dispostos para encarar os exercícios de dança propostos pela preparadora de elenco Valéria Braga. O galã contou com o seu apoio em "Aparecida - O Milagre" (Globo Filmes/Vitória Produções, 2010). “Rosa  tem muita disponibilidade física. No filme,  tive que trabalhar com ele expressões corporais ligadas às músicas”.

Marcelo Mello Jr. (esquerda) vive o professor de slackline de Chay Suede na novela “Babilônia”
Marcelo Mello Jr. (esquerda) vive o professor de slackline de Chay Suede na novela “Babilônia”
Foto: André Freitas / AgNews

Valéria foi ainda instrutora da filha da Rainha dos Baixinhos para o filme “Xuxa em O Mistério de Feiurinha” (Conspiração Filmes, 2009). Como Sasha não tinha experiência com atuação e dança, ela usou como estratégia se aproximar do universo atleta da garota, que chegou até a integrar a seleção brasileira mirim de vôlei. “A Xuxa e o Zafir foram muito presentes”, recorda a preparadora.

Xuxa também contou com a supervisão de Valéria para o episódio de “As Brasileiras” com a direção de Daniel Filho. “A Xuxa não se considera de forma alguma uma atriz”, pontua advertindo que não há nenhum problema em não ser experiente. “Já trabalhei com bailarinas profissionais e preciso fazer com que elas experimentem caminhos novos, diferentes do que estão acostumadas”, conclui.

Também atriz e diretora teatral, Valéria conta que foi a cineasta Tizuka Yamasaki quem a incentivou a investir na carreira de preparadora. “Ela dizia que eu tinha facilidade para aplicar os exercícios”. Segundo ela, sua técnica é uma somatória dos seus conhecimentos em música, teatro, psicologia e danças clássica, moderna e contemporânea. “Trabalho com movimentos, entendendo o corpo com sua condição dançante e com expressividade”, resume.

“A dança é nossa forma de expressão mais primária”, afirma Valéria. “Por meio dos gestos, ela aciona canais que não conseguiríamos acionar de outra forma”, complementa a preparadora destacando que as linguagens artísticas e modalidades esportivas estão interligadas. “A gente sai perdendo quando separa as coisas em gavetas diferentes”, finaliza.

Dança e slackline: uma parceria de sucesso

Chay praticou aulas de dança, se antecipando para viver o atormentado Fred, neto de Estela (Nathalia Timberg). Já Melo Jr., deu um show na Dança dos Famosos e se consagrou campeão da edição do ano passado. Com ritmo, coordenação motora e memória trabalhados em coreografias, os dois começaram a treinar slackline com a supervisão de Conrado Menezes.

“Chay é o tipo concentrado. Segue à risca os exercícios”, diz o professor de slackline. A modalidade que se disseminou no País a partir de 2010, começou a ser praticada pelos atores no inicío do ano, antes da estreia da novela das nove, em março. “A maior preocupação era fazer com que os atores se equilibrassem”, lembra Menezes que acompanha todas as gravações de cenas com a fita.

Ele também conta que Melo Jr. chegou com tudo. “Quer aprender fazendo”, define justificando que a experiência como capoeirista deixa o ator, que interpreta o professor de slackline de Chay, em ligeira vantagem. “No primeiro dia o Melo Jr. fez uma manobra de salto na fita”.

Menezes explica que o slackline tem várias modalidades e em “Babilônia” é mostrada a trickline, que é praticada em uma fita de 20 metros com largura de 5cm, onde se realiza uma sequência de manobras de equilíbrio e saltos. 

As aulas geralmente são realizadas sobre um gramado no Projac. “A gente temia que a tietagem tirasse a concentração deles”, revela Menezes. Aos poucos, a novidade no jardim dos estúdios de gravação atraiu a atenção de Bruno Gissoni, Felipe Ribeiro e Pedro Dondé. “Minha nova aluna é a Hanna Romanazzi”, anuncia o professor.

Fonte: Cross Content
Fonte: Cross Content
Compartilhar
Seu Terra