Mostra de dança contemporânea agita noites de Goiânia
Programação da Paralelo 16 conta com cursos, espetáculos nacionais e uma atração internacional vinda da Coreia do Sul
Quem conhece Goiânia sabe que a cena da dança não para de se expandir por lá. A cidade já é famosa por exportar bailarinos para o mundo todo. Além de sediar diversas escolas e companhias, também oferece dois cursos superiores na sua região metropolitana. Para completar, a mostra Paralelo 16 turbina ainda mais a dançante programação cultural da capital goiana.
A sétima edição do evento começa nesta segunda (27) e vai até o dia 10 de maio. Os cursos de curta duração serão todos realizados no Espaço Quasar e as apresentações no Teatro Goiânia, que terão ingressos vendidos a preços populares.
Para Vera Bicalho, diretora geral da mostra, a Pararelo 16 tem um impacto no cenário cultural de toda a Região Centro-Oeste. “Promovemos o intercâmbio artístico entre diferentes estados e colocamos Goiás no roteiro de grandes eventos de dança do País”, pontua Vera, que também é fundadora e diretora geral da Quasar Cia. de Dança.
A boliviana e artista visual Sofía Orihuela é a ministrante da oficina “A Câmera e o Movimento”, que vai de 27 de abril a 3 de maio. O coreógrado coreano Kim Jae-duk realizará sua aula de dança contemporânea no dia 3 de maio. E Jomar Mesquita, diretor artístico da Mimulus Cia. de Dança, conduzirá o breve curso “Dança de Salão sob a Visão Contemporânea” no dia 10 de maio.
Noites de Dança
A abertura da mostra contemporânea de dança será no dia 5 de maio com a Modern Table Contemporary Dance Company, da Coreia do Sul, com seu show coreográfico “Darkness Poomba”. A Quasar Cia de Dança reapresenta sua mais recente criação “Sobre isto, meu corpo não cansa”.
Em noite com programa duplo, a Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão, do Rio Grande do Norte, mostra a coreografia “Rio Cor de Rosa”. E a sessão se encerra com a peça mineiro-goiana “O Crivo”, assinada por João Paulo Gross e baseada no universo de Guimarães Rosa.
Do Distrito Federal, Edson Beserra e seu Composto de Ideias vão botar para rodar o “Vinil de Asfalto”. E, de Belo Horizonte, os grupos Mimulus Cia. de Dança e Grupo de Dança Primeiro Ato finalizam a mostra.
Realizada pela primeira vez em 2005, a Paralelo 16 tem se firmado como uma mostra de dança contemporânea de referência para o País. A edição deste ano tem patrocínio do programa O Boticário na Dança, Ministério da Cultura, Caixa Econômica Federal e apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.
Paralelo 16 – Mostra de Dança Contemporânea
Teatro Goiânia, Avenida Tocantins, S/N, Centro, Goiânia
R$10,00
Ingressos serão vendidos no Espaço Quasar a partir de 27 de abril e na bilheteria do Teatro Goiânia de 5 a 10 de maio
“Darkness Poomba”
Modern Table Contemporary Dance Company
5 de maio, 20h
“Sobre isto, meu corpo não cansa”
Quasar Cia. de Dança
6 de maio, 20h
“Rio Cor de Rosa” / “O Crivo”
Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão / João Paulo Gross
7 de maio, 20h
“Vinil de Asfalto”
Edson Beserra e seu Composto de Ideias
8 de maio, 20h
“Pretérito Imperfeito”
Mimulus Cia. de Dança
9 de maio, às 20h
“InstHabilidade”
Grupo de Dança Primeiro Ato
10 de maio, 20h
Oficinas
Espaço Quasar - Rua T-28, 717, Setor Bueno, Goiânia
Oficina I - A Câmera e o Movimento
27 de abril a 3 de maio, das 9h às 12h
Inscrições encerradas
Oficina II - Dança Contemporânea
3 de maio, das 10h às 12h
Inscrições de 22 a 28 de abril
Oficina III - Dança de Salão sob a Visão Contemporânea
3 de maio, das 10h às 12h
Inscrições de 22 a 28 de abril