Fim de semana tá aí, hora de preparar a pipoca. O Terra preparou uma lista de filmes imperdíveis para você se sacudir no sofá.
Não é só nos palcos que as coreografias fazem sucesso. Nas telonas, a presença da dança também é frequente. Essa mistura começou há tempos e cada vez mais vem conquistando o público.
Nos anos 70, o clássico “Os Embalos de Sábado à Noite” sacudiu uma geração e até hoje é lembrado nas festas de casamento. O filme de John Badham traz John Travolta como um excelente dançarino de disco music, se preparando para um concurso de dança.
Indicado ao Oscar, em 2011, como Melhor Filme, “Cisne Negro”, de Darren Aronofsky, se tornou outro fenômeno entre os filmes de dança. O filme conta a história da bailarina Nina Sayers, interpretada por Natalie Portman, em perseguir o papel de Cisne Negro.
Veja na galeria abaixo algumas sugestões de filmes sobre dança.
Indicado ao Oscar de Melhor Filme, “Cisne Negro” (2010), de Darren Aronofsky, é um drama em que a bailarina Nina entra em conflito com uma rival. A história vivida por Natalie Portman, ao perseguir o papel de Cisne Negro, garantiu a ela o prêmio de Melhor Atriz em 2011.
Foto: Divulgação
“Dirty Dancing”, de Emile Ardolino, é um clássico que passa por gerações. O ritmo do casal Baby (Jennifer Grey) e Johnny (Patrick Swayze) se tornou um ícone. O filme conta a história de uma jovem que descobre sua paixão através da dança.
Foto: Divulgação
Baseado na autobiografia do bailarino chinês Li Cuxin, “O Último Dançarino de Mao”, de Bruce Beresford, conta a história de um jovem garoto que foi tirado de sua aldeia para estudar balé em Pequim. Li Cuxin consegue entrar para a Companhia Houston Ballet durante um intercâmbio cultural no Texas, Estados Unidos, onde começa uma vida nova e livre.
Foto: Divulgação
Quem não sente vontade de cair na pista ao som de “Stayin Alive”. A música se tornou ícone nos anos 70, quando Jonh Travolta viveu Tony Manero em “Nos Embalos de Sábado à Noite”, de John Badham. O vendedor de tintas do Brooklin apaixonado por disco music criou coreografias emblemáticas para vencer um concurso de dança.
Foto: TV Globo / Divulgação
Um dos filmes mais conhecidos da década de 80 foi “Flashdance”, de Adrian Lyne. O longa conta a história da jovem Alex (Jennifer Beals) que sonha em se tornar bailarina. Para isso ela trabalha em dois turnos: durante o dia como operária e à noite dançando em uma boate. No decorrer do filme, ela se envolve com seu chefe, Nick (Michael Nouri), e prepara-se para lutar pelo sonho.