Quer ter cintura fina? Veja benefícios de 6 tipos de dança
Para emagrecer, ficar sarado ou apenas se divertir é só fazer a escolha certa do estilo
Hoje, 29 de abril, é o Dia Internacional da Dança. E não há nada melhor para comemorar a data do que dançar. O Terra destaca seis entre os mais famosos estilos para você bailar por aí, derretendo gordurinhas e fazendo novos amigos.
Quem ajuda nesta missão, é o bailarino e coreógrafo Wagner Alvarenga, que é diretor do Estúdio Miosótis, da Vila Leopoldina, na Zona Oeste da capital paulista. Ele avisa que todas as danças são indicadas tanto para homens quanto para mulheres. “É tudo uma questão de condicionamento físico e aprimoramento dos passos”, orienta ele sobre como fazer a escolha certa.
E os estilos escolhidos são: balé clássico, aero dance, zumba, street dance, flamenco e jazz. Além de apresentar os benefícios que cada um traz para seu bem-estar, foi feito um ranking para você saber qual é o ritmo que mais detona as gordurinhas. O cálculo é baseado em 1 hora de aula feita por uma pessoa pesando 60 kg.
Flamenco: 350 a 500 calorias
O flamenco é uma dança ideal para quem procura melhorar a postura, ou seja, quem busca elegância. Pode ser feito a partir dos 13 anos. Na primeira aula, “amplia a sensibilidade rítmica e ajuda na capacidade de memorização”, diz Alvarenga. Ideal para pessoas que querem se exercitar sem suar muito, não conseguem saltar e tem pavor de rolar pelo chão.
Balé clássico: 400 a 600 calorias
Para quem tem o objetivo de unir delicadeza e força, a dica é o balé clássico. “Atualmente, adultos, na maioria mulheres acima dos 18 anos, procuram a dança como uma forma de terapia”, revela o diretor do Estúdio Miosótis. Há benefícios desde a primeira aula como melhora no alongamento e das habilidades motoras.
Street Dance: 500 a 750 calorias
A aula de street dance, que também é conhecida como dança de rua, atrai um público mais adolescente, a partir de 12 anos, informa Alvarenga. Ela é ideal para quem procura uma aula de dança descontraída, com músicas que fazem sucesso atualmente. A promessa é trabalhar desde a primeira aula a coordenação motora e a musicalidade.
Jazz: 600 a 800 calorias
A dança que virou febre nos anos 1980 ainda mostra todo o seu vigor. É procurada por pessoas de todas as idades, a partir de 7 anos. “É uma dança mais ágil e dinâmica”, avisa o diretor. Os principais benefícios, segundo ele, são sociabilização, fortalecimento muscular e condicionamento cardiorrespiratório.
Aero Dance: 600 a 800 calorias
Para desempatar do jazz, a aero dance vem com tudo quando o assunto é queimar calorias em uma aula divertida e dinâmica. Em geral, adultos acima dos 30 anos são os maiores adeptos da modalidade. Já na primeira sessão, há melhoras no humor e na tonificação muscular, garante Alvarenga.
Zumba: 800 a 1.000 calorias
A campeã da nossa seleção só poderia ser ela: a zumba. E nem precisa ter experiência em dança porque o professor passa as coreografias na hora. A mistura de ritmos latinos faz adultos a partir de 25 anos perderem calorias enquanto elevam a autoestima.
Curtiu? Então, não perca tempo. Um pra lá, dois pra cá... Feliz Dia da Dança!