Rolling Stones e artistas visuais britânicos entram na dança
Dois espetáculos influenciados pelas artes plásticas do Reino Unido estreiam no festival da Cultura Inglesa
A 19ª edição do Cultura Inglesa Festival não estaria completa se não fossem apresentadas as coreografias selecionadas no seu último edital. Desta vez, quem faz a ponte entre arte brasileira e britânica são Juliana Moraes e Alex Soares.
Juliana trouxe para a sua peça “Claro Escuro” a referência estética de Fiona Banner. “O que me interessa é a forma como ela descreve imagens em seus trabalhos”, destaca ela que, além de coreografar, dança sobre um cenário-obra de Geórgia Kyriakakis.
“O termo ‘claro escuro’ vem das artes plásticas”, pontua Juliana, explicando que dançará sobre uma estrutura de 25m², coberta por borracha triturada que, de acordo com sua movimentação, fará vazar luz, ao som de trilha de Laércio Resende.
Soares traz uma personagem invisível, porém marcante: Mick Jagger. “Ele aparece nas obras de Richard Hamilton. A referência musical do disco ‘Beggars Banquet’ dos Rolling Stones veio durante o processo”, diz ele, avisando que terá em cena a bailarina e co-diretora Paula Zonini e o músico convidado Kjell Sandvik.
“Stage Proof 14/15” é o nome da peça assinada por Soares e livremente inspirada na série “Stage Proof” (1972) e “Swingeing London” (1967/68), do artista plástico Hamilton.
As duas propostas foram selecionadas para desenvolvimento pela curadoria formada por Ana Catarina Vieira, Fernando Dourado e Sílvia Geraldi, no edital do Cultura Inglesa Festival, que promove anualmente o intercâmbio cultural entre Brasil e Reino Unido.
Neste ano, o festival terá shows de Johnny Marr, The Strypes, Gaby Amarantos, duas mostras de cinema, espetáculos do Fringe de Edimburgo, exposição sobre o universo fantástico britânico, o Kids Festival para crianças, entre outras atrações em São Paulo, Campinas e Santos. Começa hoje (4) e vai até dia 21. A programação completa você confere em festival.culturainglesasp.com.br.
“Claro Escuro”, de Juliana Moraes
4 a 6 de junho, 20h
7 de junho, 19h
Galeria Olido – Avenida São João, 473, República – São Paulo
Grátis*
“Stage Proof 14/15”, de Alex Soares
11 a 13 de junho, 20h
14 de junho, 19h
Galeria Olido – Avenida São João, 473, República – São Paulo
Grátis*
*Retirada de ingressos 1 hora antes na bilheteria do local