Violência contra homossexuais é tema de espetáculo em SP
Novo trabalho do Caleidos Cia. de Dança discute a violência através da dança e da poesia
O assassinato de um homossexual é o ponto de partida do espetáculo “Mairto”, novo trabalho do Caleidos Cia. de Dança. Com estreia para o dia 25 de março, em São Paulo, o espetáculo discute a questão da homoafetividade e da violência na cultura machista contra homossexuais, mulheres e crianças.
“Tratar desse tema nos dias de hoje é vital, dado que essa violência vem aumentando e se tornando cada vez mais arbitrária”, comenta Isabel Marques, diretora do espetáculo.
Com poemas e danças, “Mairto” remete o espectador aos eventos de boxe e MMA. Cada cena é um round, assim como nas lutas, convidando o público a refletir sobre a questão da violência. “A escolha pelo ringue se deu em função do MMA ser um símbolo da cultura do macho, da agressão arbitrária, da exaltação do público a estes tipos de relações interpessoais”, explica Isabel. “Assim, o ringue do MMA aparece como uma crítica a este mundo machista.”
A partir da leitura da notícia do assassinado, foram construídos os poemas que dialogam com cada cena. A criação do espetáculo foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013, que deu condições financeiras para a montagem e a produção do projeto.
O trabalho com a dança contemporânea permitiu certa liberdade na coreografia, sem uma sequência de passos definida. “Trabalhamos processos criativos autorais. Ou seja, o movimento (cena) gera palavra, que estimula o movimento e assim por diante”, comenta a diretora. Jogos de danças dialogam com os poemas gerados a partir da notícia do assassinato.
Desde 1996 o Caleidos Cia. de Dança notabilizou-se por propostas inovadoras no campo da dança. Desde seu inicio, a companhia trabalha com o conceito de espetáculos interativos de dança contemporânea. Além disso, o Caleidos Cia. de Dança desenvolve atividades artísticas e pesquisas no campo da dança, poesia e arte.
“Mairto” fica em cartaz até 16 de abril, com apresentações de quarta à sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 10. As apresentações serão no Instituto Caleidos, na Rua Mota Pais, 213, no bairro da Lapa, em São Paulo.