Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Edgard Telles Ribeiro é eleito imortal da Academia Brasileira de Letras

Escritor venceu por 28 votos contra seis destinados a seu concorrente, o jornalista e crítico de cinema Tom Farias; eleição aconteceu na tarde desta quarta-feira, 11

11 dez 2024 - 17h48
(atualizado às 21h08)
Compartilhar
Exibir comentários
O escritor brasileiro Edgard Telles Ribeiro, novo imortal da Academia Brasileira de Letras.
O escritor brasileiro Edgard Telles Ribeiro, novo imortal da Academia Brasileira de Letras.
Foto: Todavia/Divulgação / Estadão

O escritor Edgard Telles Ribeiro foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) em eleição que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 11. O autor, que concorria com o jornalista Tom Farias para a Cadeira n. 27, anteriomente ocupada por Antonio Cicero, morto em 23 de outubro, recebeu 28 votos, contra 6 para seu concorrente. Dois imortais votaram em branco e três se abstiveram.

Edgard Telles Ribeiro é um escritor, embaixador aposentado, cineasta e professor de 79 anos. O novo imortal da ABL nasceu no Chile e radicou-se no Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira como crítico de cinema, escrevendo para suplementos literários. Entre 1978 e 1982 foi professor de cinema na Universidade de Brasília (UnB).

Ribeiro é autor de 15 livros, entre romances e contos. Jogo de Armar, o mais recente, foi finalista do Prêmio Jabuti 2024. Outras obras publicadas são Olho de Rei, O Punho e a Renda, O Impostor e A Mulher Transparente.

Como diplomata, serviu nos Estados Unidos, Equador, Guatemala, Nova Zelândia, Malásia e Tailândia (embaixador nos três últimos). No Brasil, trabalhou na área cultural do Ministério das Relações exteriores, cujo departamento chefiou entre 2002 e 2005.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade