Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Editora italiana lança obra gratuita sobre Oscar Niemeyer

Texto está disponível em seis idiomas, incluindo português

7 dez 2022 - 11h28
(atualizado às 11h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma editora italiana lançou neste mês uma monografia digital sobre o legado do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) no Brasil.

Catedral Metropolitana de Brasília, obra projetada por Oscar Niemeyer
Catedral Metropolitana de Brasília, obra projetada por Oscar Niemeyer
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O texto é assinado pelo jornalista e fundador da editora Tá Politiká, Stefano Marchi, e traz entrevistas com três grandes nomes da arquitetura mundial: Massimiliano Fuksas, Jacques Gourvénec e Eduardo Souto de Moura, que falam sobre sua relação com Niemeyer.

A monografia está disponível em seis idiomas, incluindo o português, e foi publicada por ocasião do 10º aniversário da morte do arquiteto brasileiro, ocorrida em 5 de dezembro de 2012.

Os relatos obtidos por Marchi retratam um homem ancorado em seus hábitos e que trabalhava sobretudo de manhã, reservando as tardes para encontros com amigos, conversas no bar e charutos. Quando pensava em um projeto, o escrevia no papel e deixava que seus colaboradores se ocupassem da implantação.

"Meu sonho seria fazer como ele: passar alguns desenhos para alguém capaz e apaixonado para fazê-los", conta Fuksas na obra. Já Gourvénec diz que Niemeyer fazia as coisas "para unir as pessoas". "O Oscar Niemeyer levou em conta até os mínimo detalhes para que as pessoas se sentissem à vontade dentro de seus prédios", acrescenta.

Por sua vez, Souto de Moura reconhece no brasileiro o mérito de ter levado o movimento modernista para a América Latina. "Niemeyer é um gênio e não pode ser copiado", ressalta.

A monografia está disponível gratuitamente no site da editora Tá Politiká.   

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade