'Emilia Pérez' e 'O Brutalista' são destaques do Globo de Ouro
Longa de Audiard falado em espanhol levou diversas estatuetas
O francês "Emilia Pérez" e o americano "O Brutalista" foram os grandes vencedores de cinema do Globo de Ouro 2025 nas categorias musical ou comédia e drama, respectivamente.
O longa de Jacques Audiard, representante da França, mas falado em espanhol, recebeu 10 indicações pela história de um narcotraficante mexicano que muda de sexo. O musical também venceu com Zoe Saldaña como melhor atriz coadjuvante, além de melhor canção original.
Já "O Brutalista" levou a estatueta de melhor drama, enquanto o cineasta Brady Corbet venceu como melhor diretor. Destaque também Adrien Brody, como melhor ator. O filme conta a história de um arquiteto que foge da Europa depois da Segunda Guerra.
Se "Vermiglio", o representante italiano indicado na categoria de filme em língua não inglesa não levou o prêmio, o país foi exaltado com "Rivais", de Luca Guadagnino, que venceu o Globo de Ouro como melhor trilha sonora original.
Por sua vez, "Wicked", filme de fantasia de Jon M. Chu, venceu como maior evento cinematográfico do ano.
A brasileira Fernanda Torres, de "Ainda Estou Aqui", superou estrelas como Angelina Jolie, Tilda Swinton, Kate Winslet e Pamela Anderson como melhor atriz de drama, dando ao Brasil o prêmio inédito. O filme também concorreu na categoria de melhor filme em língua não inglesa.
O americano-romeno Sebastian Stan levou o Globo por sua atuação em "Um Homem Diferente", como melhor ator em filme de comédia ou musical, mas não venceu por sua atuação em "O Aprendiz", no qual interpreta o próximo presidente americano, Donald Trump, na juventude.
Demi Moore venceu seu primeiro Globo de Ouro como melhor atriz em comédia ou musical com "A Substância".
"Flow", de Gints Zilbalodis, foi o grande vencedor na categoria animação. A obra foi selecionada para representar a Letônia no Oscar 2025 como melhor filme internacional.
O Globo de Ouro 2025 também premiou obras para TV.
"Xógum" venceu como melhor série dramática e com os atores Anna Sawai, Hiroyuki Sanada e Tadanobu Asano. "Hacks", venceu como melhor série musical ou comédia e com a atriz Jean Smart, enquanto "Bebê Rena" ganhou como melhor série limitada e Jessica Gunning como melhor atriz. Também foram premiados os atores Jeremy Allen White, de "O Urso", e Colin Farrell em "Pinguim".
.