Exposição da criadora dos vitrais da Catedral começa no DF
Brasília recebe, a partir desta terça-feira (5), a exposição A Arte Monumental de Marianne Peretti, com obras e projetos da criadora do vitral da Catedral. A mostra, que ficará até o dia 5 de junho no Museu da República, conta com mais de 30 peças da artista franco-brasileira, entre esculturas, projetos em tamanho real e projeções de vitrais.
Marianne foi a única mulher a integrar a equipe do arquiteto Oscar Niemeyer na construção da capital e tem obras em vários pontos da cidade. Há vitrais da artista na capela do Palácio do Jaburu, no Superior Tribunal de Justiça, na Câmara dos Deputados, no Panteão da Pátria e da Liberdade e no Memorial Juscelino Kubitschek.
Na exposição, o público poderá ver o desenho original do vitral criado para o altar da Catedral, os esboços que originaram o desenho, a maquete de estudo de aplicação do vitral e um painel ilustrativo de todo o processo construtivo da Catedral.
A exposição faz parte de um projeto para divulgar a vida e obra da artista, integrado por um livro, seminários e a exposição em Brasília, cidade onde estão suas principais criações. A arte de Marianne está em vários estados do Brasil e também em países da Europa, como Itália e França. Em Paris, está exposto seu primeiro vitral, feito para a Câmara Sindical de Eletricidade, no Boulevard Voltaire. Aos 87 anos, Marianne Peretti continua produzindo em seu ateliê de Olinda (PE).
A mostra A Arte Monumental de Marianne Peretti estará aberta ao público entre 5 de abril de 5 de junho, de terça a domingo, das 9h às 18h30, com entrada gratuita. A exposição ainda oferece um programa de visitação escolar com agendamento prévio.