Exposição 'Faces da Floresta – Os Yanomami' abre neste sábado
A exposição vai até 29 de abril, no Espaço Fundação Stickel, em São Paulo
Os líderes indígenas Davi Kopenawa e Ailton Krenak participarão de uma conversa com o público na abertura da exposição de fotografias de Valdir Cruz na Fundação Stickel, no dia 18 de março.
Para essa exposição inédita em São Paulo, o curador Rubens Fernandes Junior selecionou 26 fotografias em preto e branco dentre as 89 reunidas no livro “Faces da Floresta – Os Yanomami”, do fotógrafo Valdir Cruz. Publicado em 2002 pela powerHouse Book, o livro foi lançado no Brasil pela Cosac & Naify em 2004, com prefácio da Ministra Marina Silva.
A exposição vai até 29 de abril, no Espaço Fundação Stickel, em São Paulo. E a exposição já nasce com um objetivo definido: chamar a atenção para a triste realidade de destruição de um povo e de sua cultura, que se estende há décadas na Amazônia.
Valdir Cruz conta que despertou para a realidade do povo Yanomami através do Xamã Davi Kopenawa em 1994, quando o líder indígena discursava na sede da ONU em Nova York. Na ocasião, o fotografou em seu estúdio, dando início ao projeto Faces da Floresta.
Já então, o contato contínuo e irrestrito com garimpeiros ilegais e outros invasores do território Yanomami trazia aos nativos da floresta amazônica epidemias devastadoras e degradação cultural irreversível.
Tocado por essa realidade brutal, que se estende até os dias hoje, o fotógrafo se comprometeu a apoiar os Yanomami com sua fotografia.
Expedições às comunidades da Amazônia
Foram quatro expedições às comunidades encravadas na fronteira do Brasil com a Venezuela entre os anos de 1995 e 1997. Os registros gerados, inúmeros; sendo que 89 dessas imagens impactantes foram reunidas no livro “Faces da Floresta – Os Yanomami”. Sua primeira edição foi publicada pela powerHouse Books, em 2002. Foi lançado no Brasil pela Cosac & Naify em 2004, com prefácio da Ministra Marina Silva. Ambas as edições estão esgotadas.
Para essa exposição inédita em São Paulo, o curador Rubens Fernandes Junior selecionou 26 fotografias em preto e branco que ocuparão o Espaço Fundação Stickel.
A mostra inclui o icônico retrato Davi Kopenawa, que estará presente na abertura, dia 18 de março, quando falará ao público. O líder indígena estará acompanhado de Tuira Kopenawa Yanomami e Edmar Tokorino Yanomami. Também comparecerá o líder e ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, o escritor e ambientalista Ailton Krenak.
Agenda
- Exposição “Faces da Floresta – Os Yanomami”
- Abertura 18 março, sábado, a partir das 11h. Em cartaz até 29 abril
- Horário: segunda a sexta das 11h às 18h; sábados das 14h às 17h
- Local: Espaço Fundação Stickel - Rua Nova Cidade, 195 – Vila Olímpia, São Paulo-SP
- Informações: (11) 3083-2811
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.