Festival de curtas MegaCities ShortDocs anuncia os vencedores
Primeira edição brasileira teve mais de 80 inscrições de diversas cidades do país
Pela primeira vez o festival que revela iniciativas sustentáveis nas maiores cidades do mundo foi realizado no Brasil e premiou produções nacionais. A TV Cultura exibe os curtas-metragens vencedores no próximo dia 22.
O MegaCities ShortDocs está em sua 8ª edição e destaca, através da produção audiovisual, iniciativas que abordam os desafios urbanos, ambientais e sociais para melhorar a vida das pessoas nas maiores cidades do mundo. Essa primeira edição brasileira teve mais de 80 inscrições de diversas cidades do país no período de maio e outubro deste ano.
O Júri avaliou os concorrentes em cinco categorias: Melhor Curta Documentário, Melhor Curta Estudante e aqueles que se destacaram ao traduzir os temas A Cidade em 15 minutos e Melhor Iniciativa Urbana.
Destaques da premiação
As produções foram analisadas por um grupo formado por Ana d’Arce, consultora de marketing; Mauro Calliari, colunista da Folha de S. Paulo; James Scavone, publicitário e sócio-diretor da Da Vinci; André Deak, professor da ESPM; Chantal Brissac, jornalista e criadora do site Pro Coletivo; Adonis Alonso, jornalista especializado em marketing; Paula Cavalcanti, diretor de produção da TV Cultura; Ricardo Martirani, diretor audiovisual; Paula Lieff, coordenadora de comunicação; Andrea Merkel, da Câmara de Comércio França; e ainda Maurício Machado, sócio-diretor do São Paulo São, empresa que, junto com a ONG Métropole du Grand Paris e a a Film4 Sustainable World, viabilizou essa edição brasileira.
Destaque para “Ecocidade – A cidade precisa de você", de Pedro Urano, premiado tanto na edição nacional quanto na internacional na categoria ‘A Cidade em 15 Minutos’.
Confira a lista completa de vencedores nacionais, todos da cidade de São Paulo, que a TV Cultura transmitirá no próximo dia 22 dezembro às 23h.
- • Melhor Curta - “Progresso de Quem?”, de Izadora Andrade
Nas ruas de São Paulo, os catadores são os agentes ambientais que cuidam do lixo com o qual ninguém quer lidar. Seu esforço não é reconhecido por muitos, mas o projeto Pimp My Carroça trabalha desde 2012 para abraçar a causa.
- • Melhor Curta Estudante - “O Cinema que Veio do Sol”, de Thiago Morine (ESPM)
Curta sobre o CineSolar, o primeiro cinema itinerante brasileiro movido a energia solar, levando o cinema a comunidades carentes e promovendo oficinas sobre sustentabilidade e energia solar.
- • A Cidade em 15 minutos - “Ecocidade – A cidade precisa de você”, de Pedro Urano
O curta mostra como o projeto “ECOCIDADE” trabalha com o intuito de tornar alimentos saudáveis e livres de venenos acessíveis a populações vulneráveis e periféricas, além de estimular uma economia local baseada na circularidade do sistema alimentar.
- • Melhor Iniciativa Urbana - “Casulo Pra Rua”, de Pedro Palaia
O curta-metragem acompanha a rotina de entregas do projeto “Casulo Pra Rua” que produz e distribui sacos de dormir quentes e impermeáveis para a população em situação de rua de São Paulo e oferece trabalho e renda digna para as costureiras em situação de vulnerabilidade. O projeto foi criado em abril de 2021 pela estilista Bibi Fragelli e a roteirista Patrícia Curti, e já entregou até o momento 6.339 Casulos
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão. Conheça nossas soluções e entre em contato.