Fotógrafo Oliviero Toscani é internado em estado grave na Itália
Portador de amiloidose, ele teve agravamento do quadro da doença
O fotógrafo italiano Oliviero Toscani, de 82 anos, foi internado nesta sexta-feira (10) em estado gravíssimo em um hospital na cidade de Cecina, Toscana, norte da Itália.
Toscani, que sofre de uma doença incurável e rara, a amiloidose, que causa depósitos de proteínas insolúveis pelo corpo, teve um agravamento no quadro da enfermidade.
Diagnosticado há dois anos, o fotógrafo só anunciou ser portador da patologia em agosto de 2024, durante entrevista ao jornal Corriere della Sera.
"Perdi 40 quilos em um ano. Nem vinho consigo mais beber: o sabor se alterou devido à medicação", afirmou Toscani na ocasião. "Não sei quanto tempo me resta de vida, mas viver assim não me interessa", acrescentou.
O fotógrafo, que faz aniversário no final de fevereiro, ganhou projeção internacional ao criar campanhas polêmicas para a marca Benetton nas décadas de 1980 e 1990, cujas temáticas abordavam questões sociais como preconceito, Aids e anorexia. Com imagens fortes, seu trabalho chegou a ser barrado em diversos países na época. .