Fundação italiana chega a acordo com Disney sobre Pinóquio
Personagem completa 140 anos em 2023
A poucos meses do aniversário de 140 anos do personagem Pinóquio, a fundação que leva o nome de seu criador, Carlo Collodi, chegou a um acordo com a Disney para poder registrar marcas internacionais ligadas ao célebre menino de madeira que vê seu nariz crescer toda vez que conta uma mentira.
O conglomerado de mídia americano detém os direitos do nome Pinóquio desde 1943, mas a Fundação Carlo Collodi tenta desde os anos 1990 promover iniciativas internacionais ligadas ao personagem.
"Sempre tivemos a oposição da Disney, que sempre demonstrou nos tribunais que Pinóquio era 'seu'. E nós perdemos também nos tribunais internacionais", contou Pier Francesco Bernacchi, presidente da fundação.
"Mas o tempo traz a justiça. Nós nos encontramos, conversamos e pudemos, sem a oposição deles, registrar cinco marcas internacionais com o nome Pinóquio", acrescentou Bernacchi, ressaltando que a entidade já tem 200 projetos previstos para os cinco continentes ao longo do ano que vem.
"Vamos nos encontrar com a Disney em Los Angeles e faremos coisas importantes juntos", disse. O primeiro livro de Collodi com o menino de madeira ("As aventuras de Pinóquio - A história de um boneco") foi publicado em fevereiro de 1883, e o personagem completará 140 anos em 2023.