Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fundação italiana chega a acordo com Disney sobre Pinóquio

Personagem completa 140 anos em 2023

18 out 2022 - 11h16
(atualizado às 11h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Escultor Stanislav Deryabin e o boneco Pinóquio em seu ateliê em Nizhny Tagil, na Rússia
Escultor Stanislav Deryabin e o boneco Pinóquio em seu ateliê em Nizhny Tagil, na Rússia
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A poucos meses do aniversário de 140 anos do personagem Pinóquio, a fundação que leva o nome de seu criador, Carlo Collodi, chegou a um acordo com a Disney para poder registrar marcas internacionais ligadas ao célebre menino de madeira que vê seu nariz crescer toda vez que conta uma mentira.

O conglomerado de mídia americano detém os direitos do nome Pinóquio desde 1943, mas a Fundação Carlo Collodi tenta desde os anos 1990 promover iniciativas internacionais ligadas ao personagem.

"Sempre tivemos a oposição da Disney, que sempre demonstrou nos tribunais que Pinóquio era 'seu'. E nós perdemos também nos tribunais internacionais", contou Pier Francesco Bernacchi, presidente da fundação.

"Mas o tempo traz a justiça. Nós nos encontramos, conversamos e pudemos, sem a oposição deles, registrar cinco marcas internacionais com o nome Pinóquio", acrescentou Bernacchi, ressaltando que a entidade já tem 200 projetos previstos para os cinco continentes ao longo do ano que vem.

"Vamos nos encontrar com a Disney em Los Angeles e faremos coisas importantes juntos", disse. O primeiro livro de Collodi com o menino de madeira ("As aventuras de Pinóquio - A história de um boneco") foi publicado em fevereiro de 1883, e o personagem completará 140 anos em 2023.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade