Fundador da ecologia profunda, Arne Naess morre aos 96 anos
O filósofo e ecologista norueguês Arne Naess, fundador da corrente conhecida como ecologia profunda, morreu aos 96 anos de idade, informou seu editor, Erling Kagge.
Considerado o principal filósofo norueguês do século 20, Naess criou a escola de Oslo e fundou a ecologia profunda, um ramo da filosofia ecológica que concebe a humanidade como parte de seu entorno e que propõe mudanças culturais, políticas, sociais e econômicos para conseguir uma convivência harmônica entre humanos e demais seres vivos.
Naess foi catedrático da Universidade de Oslo de 1939 a 1970, tendo papel determinante para estabelecer uma nova pesquisa social na Noruega do pós-guerra mundial e impulsionou o estudo da filosofia através de seus livros para a docência sobre lógica, métodos de ensino e história da filosofia.
De tendência neopositivista, Naess se mostrou interessado pelas obras de Spinoza e Gandhi e pelo budismo, e esteve vinculado ao Partido Verde.
Arne Naess era ainda irmão mais novo do conhecido armador Erling Naess e, com isso, tio do alpinista e multimilionário Arne Naess Jr., ex-marido da cantora americana Diana Ross.