Gigi Proietti é homenageado em funeral em Roma, na Itália
Corpo do ator passou por diversos pontos da capital italiana
A Itália se despediu nesta quinta-feira (5) do ator Luigi "Gigi" Proietti, que morreu na última segunda (2), com um cortejo fúnebre pelas ruas de Roma.
Coberto de rosas vermelhas, o caixão passou pela Piazza del Campidoglio, onde estava grande parte da força policial da capital e o presidente da Assembleia Municipal, Marcello De Vito, que representou a prefeita Virginia Raggi. Ela não participou por ter testado positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Escoltados pelos agentes, a procissão seguiu para o Teatro Globo, no centro da "cidade eterna", onde Proietti trabalhou por 17 anos. O local recebeu diversas pessoas, que homenagearam o ator com muitos aplausos.
Em seguida, o carro com o corpo de Proietti foi até a Igreja dos Artistas, na Piazza del Popolo, onde aconteceu uma cerimônia privada. No total, cerca de 60 pessoas puderam entrar no local.
"Roma dá o seu último adeus a Gigi Proietti. Fizemos ele caminhar pelas ruas de Roma e vimos ao longo do trajeto as pessoas cumprindo os regulamentos da Covid, aplaudindo e olhando para um importante pedaço desta cidade. Roma perdeu uma parte de sua alma. A cidade de Roma te dá um abraço muito forte. Proietti ficará para sempre em nossos corações", disse Raggi ao vivo via Skype durante a homenagem no Teatro Globo.
Em Viterbo, uma imagem de Proietti interpretando o Marechal Rocca foi projetada no centro da cidade. Uma homenagem semelhante aconteceu em Roma, mas na cúpula da Sala Sinopoli, no Auditorium Parco della Musica. Uma fotografia do ator de braços abertos também foi projetada.
Nascido na capital italiana, em 1940, Proietti estava internado devido a problemas cardíacos. Além de ter estrelado quase 50 filmes no cinema, o ator também era dublador e emprestou sua voz para diversos astros como Robert De Niro, Dustin Hoffman, Marlon Brando e Sylvester Stallone. .