Governo lança guia turístico voltado a ítalo-descendentes
Iniciativa mira naqueles que querem explorar suas origens
O Ministério das Relações Exteriores da Itália lançou um guia turístico voltado aos descendentes de italianos que tenham interesse em descobrir os lugares de origem de suas famílias.
O volume, chamado "Guida alle Radici Italiane" ("Guia das Raízes Italianas"), atende a um segmento turístico em franco crescimento nos últimos anos e também tem como objetivo fornecer uma fonte de desenvolvimento sustentável para vilarejos normalmente ignorados pelos itinerários tradicionais.
"É uma iniciativa importante para os italianos no exterior, mas sobretudo para a Itália", disse o subsecretário do Ministério das Relações Exteriores, Ricardo Merlo, durante a apresentação do guia, realizada em Roma, no dia 25 de setembro.
"Vir à Itália é algo completamente diferente para um italiano que vive no exterior ou para um ítalo-descendente. É uma viagem que significa muito do ponto de vista natural e comercial", acrescentou. O guia é elaborado pela Associação Raiz Italiana e está disponível tanto no idioma pátrio como em português.
Seu primeiro volume, que pode ser baixado gratuitamente, se concentra nas regiões da Puglia, Basilicata, Emilia-Romana e de Abruzzo. Ele fornece dicas para se descobrir tradições históricas, culturais, sociais e gastronômicas das quatro regiões.
Segundo Marina Gabrieli, que coordenou o projeto, o objetivo não é fornecer itinerários, mas sim orientações para uma busca individual sobre as próprias origens.