Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Grécia empresta estátua da deusa Atena para Itália

Busto ficará exposto em Palermo pelos próximos quatro anos

10 fev 2022 - 11h58
(atualizado às 12h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma estátua da deusa Atena chegou em Palermo, na região da Sicília, diretamente do Museu da Acrópole de Atenas, na Grécia, nesta quinta-feira (10) e ficará exposta em solo italiano pelos próximos quatro anos.

Obra tem 60 centímetros de altura e foi descoberta perto do Paternon
Obra tem 60 centímetros de altura e foi descoberta perto do Paternon
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

A chegada do precioso busto, que é datado do final do século V a.C., ao Museu Arqueológico Regional Antonio Salinas foi acompanhada pela ministra da Cultura e do Esporte da Grécia, Lina Mendoni, e do diretor do museu ateniense, Nikolaos Stampolidis.

A escultura de mármore, que não tem cabeça, possui 60 centímetros de altura e foi descoberta durante algumas escavações nas proximidades do Paternon. O empréstimo da obra é fruto das boas relações culturais entre Sicília e Grécia, que se intensificaram depois dos italianos devolverem a Atenas um fragmento das esculturas do templo.

Após o empréstimo da obra ser cumprida, a estátua será substituída por um vaso grego do século VIII a.C, que também ficará na Itália por quatro anos.

A Grécia tem esperança de que o empréstimo da escultura impulsione sua campanha pelo retorno de alguns famosos mármores retirados de Atenas no início do século 19 e que estão em exibição no Museu Britânico, em Londres.

Diversas obras do século V a.C. que sobreviveram ao tempo foram levadas pelo diplomata britânico Lord Elgin e não voltaram para a Grécia, mesmo que a nação já tenha feito diversos pedidos de repatriação. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade