Grécia empresta estátua da deusa Atena para Itália
Busto ficará exposto em Palermo pelos próximos quatro anos
Uma estátua da deusa Atena chegou em Palermo, na região da Sicília, diretamente do Museu da Acrópole de Atenas, na Grécia, nesta quinta-feira (10) e ficará exposta em solo italiano pelos próximos quatro anos.
A chegada do precioso busto, que é datado do final do século V a.C., ao Museu Arqueológico Regional Antonio Salinas foi acompanhada pela ministra da Cultura e do Esporte da Grécia, Lina Mendoni, e do diretor do museu ateniense, Nikolaos Stampolidis.
A escultura de mármore, que não tem cabeça, possui 60 centímetros de altura e foi descoberta durante algumas escavações nas proximidades do Paternon. O empréstimo da obra é fruto das boas relações culturais entre Sicília e Grécia, que se intensificaram depois dos italianos devolverem a Atenas um fragmento das esculturas do templo.
Após o empréstimo da obra ser cumprida, a estátua será substituída por um vaso grego do século VIII a.C, que também ficará na Itália por quatro anos.
A Grécia tem esperança de que o empréstimo da escultura impulsione sua campanha pelo retorno de alguns famosos mármores retirados de Atenas no início do século 19 e que estão em exibição no Museu Britânico, em Londres.
Diversas obras do século V a.C. que sobreviveram ao tempo foram levadas pelo diplomata britânico Lord Elgin e não voltaram para a Grécia, mesmo que a nação já tenha feito diversos pedidos de repatriação. .