IA causa polêmica em 'Invasão Secreta', série da Marvel na Disney+
Porque sua abertura foi feita usando IA, e não ilustradores humanos...
E a Inteligência Artificial causa polêmica na estreia da nova série da Marvel na Disney+. Porque sua abertura foi feita usando IA, e não ilustradores humanos. Muitos fãs e vários artistas estão reclamando: com tanto desenhista talentoso na história da Marvel, inclusive o que criou o gibi Invasão Secreta, Leinil Francis Yu, por que usar IA?
Bem, isso será cada vez mais comum. Mas não é que o Kevin Feige simplesmente abriu a internet e disse "IA, crie uma abertura baratinha pra nossa nova série que custou zilhões de dólares".
A abertura foi desenvolvida pelo estúdio Method, e envolveu oito criadores. Com a enorme repercussão, teve de se pronunciar sobre uso de IA: “nenhum artista foi substituído”.
“A equipe de designers aproveitou habilmente o poder das tecnologias de IA existentes e personalizadas para aplicar a aparência de outro mundo e alienígena. Todo o processo, guiado por uma direção de arte especializada, abrangeu a fase inicial de storyboard, ilustração, geração de IA, animação 2D/3D e culminou na etapa final de composição”, arremata o estúdio em declaração à imprensa
É o que sempre digo: a IA pode e deve nos ajudar a ser cada vez mais criativos e produtivos. No final, o que interessa é o resultado.
E aí, você já assistiu? O que você achou da abertura de Invasão Secreta?
(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.