Isabella Rossellini dedica indicação ao Oscar aos pais
Atriz de 'Conclave' é filha de dois astros do cinema mundial
A ítalo-americana Isabella Rossellini, indicada nesta quinta-feira (23) ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua atuação em "Conclave", dedicou o feito inédito em sua carreira aos pais, a atriz sueca Ingrid Bergman (1915-1982) e o cineasta italiano Roberto Rossellini (1906-1977).
"Estou honrada", disse ela, que interpreta a personagem Irmã Agnes no filme de Edward Berger. A mãe de Rossellini é dona de três estatuetas do Oscar de melhor atriz, sendo a primeira em 1944, enquanto o pai é tido como um dos maiores diretores da Itália no pós-guerra.
"Quando era jovem, sempre fui identificada como 'a filha de Ingrid Bergman e Roberto Rossellini'. Agora que estou mais velha, isso já não é tão frequente. Mas sinto falta, principalmente hoje. Gostaria que meus pais fossem vivos para celebrar comigo esta grande honra", afirmou a indicada de 72 anos.
Rossellini também prestou homenagem ao cineasta americano David Lynch, falecido no último 15 de janeiro e com quem ela manteve uma "colaboração fundamental" para sua "compreensão da arte da atuação".
Quanto a "Conclave", ela garantiu que "deu tudo o que tinha dentro" de si para a interpretação de Irmã Agnes. O drama, que também tem no elenco o premiado ator britânico Ralph Fiennes, envolve segredos e escândalos durante a escolha do novo Papa.
Além de Rossellini, disputam a estatueta de melhor atriz coadjuvante Monica Barbaro ("Um Completo Desconhecido"), Ariana Grande ("Wicked"), Felicity Jones ("O Brutalista") e Zoe Saldaña ("Emilia Pérez").
A premiação do Oscar 2025 ocorrerá no dia 2 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos, com apresentação de Conan O'Brien.
.