Itália promoverá 500 eventos no exterior para celebrar Dante Alighieri
Morte do poeta 'fundador' da língua italiana completa 700 anos
O Ministério das Relações Exteriores da Itália anunciou nesta quarta-feira (17) um calendário com mais de 500 eventos para celebrar os 700 anos da morte do poeta Dante Alighieri (1265-1321), autor da "Divina Comédia" e "pai" da língua italiana.
A programação começa em 25 de março, data do "Dantedì" ("Dia de Dante", em tradução livre) na Itália, e vai até a segunda quinzena de outubro, quando acontece a 21ª Semana da Língua Italiana no Mundo.
A oferta cultural será composta de exposições, concertos, laboratórios de literatura, ciclos de leitura e podcasts. Essas iniciativas serão veiculadas em mais de 100 sedes diplomáticas do país europeu no mundo todo, e os detalhes da programação devem ser divulgados nas próximas semanas.
Em um evento virtual de lançamento do calendário de eventos, o ministro das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, disse que a iniciativa representa um "desafio". "A pandemia de coronavírus mudou a maneira como nos relacionamos e o modo de fazer cultura. E a Farnesina aceitou esse desafio", declarou.
Segundo o chanceler, figuras como Dante simbolizam o "patrimônio artístico italiano". "Dante Alighieri é um gênio cujos ensinamentos vão além dos vínculos do tempo e do espaço", disse.
Já a Sociedade Dante Alighieri, que também participou do evento virtual, lançará uma nova plataforma digital dedicada ao aprendizado da língua italiana, à formação de professores e à divulgação da cultura.