Legado da arquitetura italiana no Rio é tema de exposição
Mostra segue até 25 de junho em Teresópolis
Foi inaugurada a exposição "Dell'Architettura. Investigação fotográfica sobre a influência italiana na paisagem carioca", idealizada pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro (IIC-RJ), no Espaço Cultural Higino, em Teresópolis. O evento segue aberto ao público até 25 de junho.
Segundo o IIC-RJ, a mostra "pretende jogar luz sobre o legado, na cidade do Rio de Janeiro, de mestres da arquitetura italiana de diferentes épocas".
As imagens foram registradas durante a pandemia de Covid-19 pelo fotógrafo Aristides Corrêa Dutra e "revela a filiação técnica e artística comum de obras muito diferentes, por função, estilo, época e desenho espacial, como o Moinho Fluminense, na Zona Portuária, o Hospital da Cruz Vermelha, no Centro, e a atual sede da EAV, no Parque Lage".
Ainda conforme o comunicado, o legado é uma "presença rica, duradoura e especialmente abundante quando se pensa nos períodos neoclássico e modernista, passando por estilos como o Art Nouveau e o Art Déco". "E desde que a corte imperial subiu a Serra em busca de novos ares, com ela subiu também a arquitetura italiana, expandindo seu legado".
O evento tem entrada gratuita e está aberto entre às 9h e 17h. O Espaço Cultural Higino está localizado na Avenida Oliveira Botelho, 365, em Alto, Teresópolis. .