Mahmood & Blanco vencem Sanremo e vão disputar Eurovision
Elisa e Gianni Morandi completaram o pódio do festival musical
Os cantores Mahmood & Blanco confirmaram o favoritismo e venceram na noite do último sábado (5) a 72ª edição do Festival de Sanremo, principal concurso musical da Itália, com a apresentação da música "Brividi", canção que fala sobre um romance gay, inédito para o evento italiano.
"Eu tenho que cumprimentar minha mãe", disse o jovem Blanco logo após a vitória, ao descer na plateia para abraçar e beijar sua mãe.
Com a conquista, Mahmood & Blanco, que ficaram na primeira colocação com 51,8% (54,3% televoto), ganham o direito de representar a Itália no Festival Eurovision, cuja realização será na cidade de Turim, no norte do país, em maio.
No palco do Teatro Ariston, a cantora Elisa ficou na segunda posição (26,3% - 21,9% televoto), com a interpretação de "O forse sei tu", seguida de Gianni Morandi (21,9% - 23,8% televoto), com "Apri tutte le porte".
Na sequência aparecem Irama, Sangiovanni, Emma, La Rappresentante di Lista, Massimo Ranieri, Dargen D'Amico, Michele Bravi, Matteo Romano, Fabrizio Moro, Aka 7even, Achille Lauro feat. Harlem Gospel Choir, Noemi, Ditonellapiaga e Rettore, Rkomi, Iva Zanicchi, Giovanni Truppi, Highsnob & Hu, Yuman, Le Vibrazioni, Giusy Ferreri, Ana Mena e Tananai.
Noite de gala e premiações:
Como acontece tradicionalmente, a última noite do Festival de Sanremo começou com a Banda Musicale della Guardia di Finanza entoando o hino de Mameli.
Logo depois, o primeiro candidato a se apresentar foi Matteo Romano, com a canção "Virale", enquanto o grupo Le Vibrazioni fechou os shows, com "Tantissimo".
A noite também contou com diversos convidados, em especial Marco Mengoni, que leu a Constituição e lembrou os haters que "o teclado pode ser uma arma e deve ser usado com cuidado".
Além disso, a campeã olímpica Farfalle Azzurre realizou um número de ginástica rítmica ao som de Upside Down.
Na primeira parte da noite, uma votação feita pelo público do televoto mais os resultados das quatro primeiras noites definiram os três classificados para disputar a finalíssima: Elisa, Gianni Morandi e Mahmood & Blanco.
Já na segunda, a votação recomeçou do zero, com os três componentes: júri com mil selecionados (33%), sala de imprensa (33%) e público (34%). Durante esta votação, outros convidados, incluindo Orieta Berti e Fabio Rovazzi, participaram do festival.
Por fim, o apresentador Amadeus anunciou todos os vencedores das premiações paralelas da noite: Massimo Ranieri, com "Lettera Al Di Là del Mare", conquistou o prêmio da Crítica Mia Martini; Gianni Morandi, com "Apri Tutte le Porte", levou o prêmio Salla de Imprensa Lucio Dalla; Fabrizio Moro, com "Sei tu", venceu o prêmio Sergio Bardotti por melhor texto; e Elisa foi agraciada com o prêmio Giancarlo Bigazzi para a melhor Composição Musical.