Morre Aretha Franklin, a 'rainha do soul'
Conhecida por hits como Respect, ela havia deixado os palcos em 2017 após descobrir um câncer
Aretha Franklin, a "rainha do soul", morreu em Detroit (EUA) aos 76 anos.
A lendária cantora foi diagnosticada com câncer em 2010 e anunciou que deixaria os palcos em 2017.
Conhecida por hits como Respect e Think, ela teve uma carreira que se estendeu por sete décadas.
Franklin fez seu último show em novembro em Nova York para arrecadar fundos para a fundação do cantor Elton John.
Biografia de Aretha Franklin
Nascida em Memphis, filha de uma cantora e pianista gospel e de um pastor batista, ela foi orientada desde a infância por estrelas gospel como Mahalia Jackson e Clara Ward.
Mesmo assim, teve dificuldades para alcançar a fama - a gravadora Columbia não sabia em qual categoria deveria enquadrar sua voz poderosa.
Em 1966, após migrar para a gravadora Atlantic Records, realizou algumas de suas apresentações mais impactantes.
Dois anos depois, já era conhecida nos EUA e na Europa como "Lady Soul" - um símbolo do movimento negro, retratada na capa da revista Time e premiada pelo ativista negro americano Martin Luther King.
Hits e premiações
Após uma participação na comédia The Blue Brothers, ela lançou uma série de hits nos anos 1980, incluindo Who's Zooming Who? e I Knew You Were Waiting (For Me), em dueto com George Michael.
Ela ganhou a Medalha Presidencial da Liberdade do presidente George W. Bush, em 2005, quando foi elogiada por "capturar os corações de milhões de americanos".
Dez anos depois, levou o presidente Barack Obama às lágrimas quando cantou (You Make Me Feel Like) A Natural Woman no Kennedy Center - tendo antes cantado na cerimônia de posse do primeiro presidente negro dos EUA.
Veja também: