Museu do Hip Hop celebra Dia da Consciência Negra com participação de Tony Tornado e exposição de arte
"Encontro Black" reúne nomes consagrados da música e da cultura afro-brasileira
Nesta quarta-feira, Dia da Consciência Negra, Porto Alegre se torna palco de uma celebração histórica e cultural no Museu da Cultura Hip Hop - o primeiro espaço do gênero em toda a América Latina. O "Encontro Black" reúne nomes consagrados da música e da cultura afro-brasileira, como Tony Tornado, Cristal, D'Moreno, J.Clip e Big Boys.
O evento, gratuito e acessível ao público, incentiva a solidariedade: para garantir a entrada, os participantes devem doar um quilo de alimento não perecível. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla.
Além do Encontro Black, a programação também inclui a inauguração da exposição "Ga5: ResPirando Graffiti", uma homenagem aos 14 anos de dedicação do artista plástico e escritor de graffiti Gabriel "Gas" ao universo do Hip Hop no Rio Grande do Sul. Gaúcho, Gabriel Gas apresenta uma coleção que mescla quadros, ilustrações, fotografias, artigos e relatos pessoais, oferecendo uma perspectiva íntima sobre sua trajetória artística.
A exposição, instalada na sala Hip Hop Criado na Rua, faz parte do programa rotativo do museu, que anteriormente abrigava a mostra "Vai Ficar Russso: Três Décadas de Revolução RS". Financiada pela Lei de Incentivo à Cultura, a exposição foi selecionada na primeira chamada do edital Vem Pro Museu e reafirma o compromisso da instituição em dar espaço a vozes locais e fortalecer a conexão entre arte e comunidade.
O Museu da Cultura Hip Hop RS reafirma, com esta programação, sua missão de valorizar e preservar as expressões culturais e sociais do Hip Hop, promovendo reflexões sobre identidade, resistência e ancestralidade.