Museu Egípcio de Turim volta apresentar papiro real
Documento histórico passou por restauração na Itália
O Museu Egípcio de Turim, na Itália, deixará em exposição até 21 de novembro um dos papiros mais famosos do mundo, conhecido como "Lista de Reis de Turim".
O texto, datado da época de Ramsés II, é a única lista real da era faraônica escrita à mão em papiro que sobreviveu ao tempo. O documento menciona os nomes dos faraós que reinaram o Antigo Egito e foi descoberto em 1822 pelo italiano Bernardino Drovetti, nas proximidades de Luxor.
O papiro permanecerá exposto ao público após ter passado por um longo trabalho de pesquisa e restauração, que foram desempenhados por especialistas de Turim, Copenhague e Berlim.
O documento tem por volta de 160 fragmentos, mas muitos pedaços acabaram sendo perdidos.
"É um dia especial, pois o museu vem se confirmando como um importante ponto de estudos e pesquisas internacionais, uma instituição em constante evolução. Nosso olhar está projetado para 2024, quando o museu egípcio, o mais antigo do mundo, celebrará seu bicentenário", comentou Evelina Christillin, presidente do museu.
Além do histórico papiro, a mostra tem uma coleção composta por cerca de 300 fragmentos, todos reunidos nos últimos 200 anos. O evento deverá aumentar ainda mais a quantidade de visitantes do museu, que já registrou neste ano 640 mil entradas. .