PUBLICIDADE

Papa reza por Fernando Botero; Corpo de artista chega à Colômbia

22 set 2023 - 12h41
(atualizado às 13h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Durante seu voo para Marselha, o papa Francisco rezou pelo artista colombiano Fernando Botero, que faleceu no dia 15 de setembro, aos 91 anos, em Mônaco, vítima de uma pneumonia.

Corpo do artista Fernando Botero chegou na Colômbia
Corpo do artista Fernando Botero chegou na Colômbia
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A filha do pintor e escultor, Lina Botero, enviou ao Pontífice uma mensagem de vídeo por meio de um jornalista colombiano que estava no avião. Após ver e ouvir a gravação, o religioso garantiu à família as suas orações.

O corpo de Botero foi levado à Colômbia na noite da última quinta-feira (21), em um avião procedente da França, para receber uma semana de homenagens, que será realizada em Medellín.

De sexta-feira a domingo, os colombianos poderão se despedir do artista no Capitólio Nacional, enquanto que na segunda-feira (25) será realizada uma cerimônia litúrgica na Catedral da Imaculada Conceição presidida pelo arcebispo de Bogotá, Luis José Rueda e com a presença do presidente da República, Gustavo Petro, e dos filhos de Botero.

Na sequência, o corpo será levado ao Museu Botero antes de ser transferido para Medellín, sua cidade natal. Por fim, o artista será cremado e as suas cinzas serão posteriormente transferidas para o cemitério de Pietrasanta, na província de Lucca, e enterradas ao lado do túmulo de sua esposa, a artista grega Sophia Vari.

Considerado um dos latino-americanos mais valorizados, Botero é universalmente conhecido pelas obras com predominância da figura humana de formas redondas e volumosas. Além disso, criou diversas peças marcadas pelo surrealismo, ironia e bom humor, chegando a ter seu estilo próprio batizado como "Boterismo". .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade