Professora Gislaine Paixão relembra a história de superação de uma aluna com deficiência auditiva
Para a educadora, é maravilhoso ver como cada aluna encontra seu próprio ritmo e propósito ao aprender a tocar
Criadora e mentora da "Escola da Organista - Organistas Top10", escola on-line que revolucionou o ensino do órgão eletrônico no Brasil, Gislaine Paixão, transformou sua paixão em um impacto significativo na vida de milhares de pessoas. De família muito humilde, superou muitas dificuldades na vida com enorme determinação e amor pela arte. Até chegar a posição dos dias de hoje, inclusive tendo no currículo a passagem pela banda da Polícia Militar como maestrina, após aprovação em concurso público, foram longas batalhas de superação.
"Durante os anos de faculdade muitas vezes não tinha sequer dinheiro para o transporte ou para a alimentação no intervalo das aulas. A ajuda do meu esposo que fazia bicos para ajudar foi fundamental para encontrar forças para persistir em meus sonhos. A música sempre foi minha motivação para seguir em frente e cada acorde tocado representava um passo em direção a um futuro melhor", diz Gislaine.
O futuro melhor chegou em 2023 com sua escola premiada como a melhor da cidade de Guarulhos e, recentemente, o reconhecimento de uma extensão universitária concedida pelo Ministério da Educação. São mais de 62 mil inscritos no YouTube e 23 mil alunas na escola virtual recebendo não apenas técnicas musicais, mas também histórias de superação, além da possibilidade de uma vida mais equilibrada e feliz através da música.
Das milhares de alunas, uma se destaca pela lição de superação, a história de Ester, mesmo nome de uma das mulheres mais importantes da história bíblica, que se tornou rainha da Pérsia e foi instrumento de Deus para salvar o povo hebreu.
"A história me marcou profundamente. Há alguns anos Ester me ligou com o sonho de aprender música. Deficiente auditiva, sua busca por professores havia sido frustrante, pois muitos acreditavam que seria impossível aprender a tocar, dadas as limitações", recorda Gislaine.
Quando Ester chegou, a professora não esconde que também ficou apreensiva, mas o desafio despertou a vontade de encontrar uma maneira para superar. "Procurei estudos, estratégias e métodos alternativos para ensinar alguém com deficiência auditiva. A jornada não foi fácil. Tivemos momentos de desânimo, dúvidas e vontade de desistir, tanto da minha parte quanto da de Ester. Mas o desejo de vencer foi maior. Aos poucos, desenvolvemos formas de comunicação únicas e métodos adaptados que permitiram que Ester se conectasse com a música de uma maneira singular. O resultado? Hoje, Ester é uma organista formada, realizada e feliz. Ela não apenas superou suas limitações como também mostrou que o poder da música transcende barreiras físicas e emocionais", completa a professora.
Hoje, além de ensinar técnicas para dominar o instrumento, a escola se tornou refúgio para mulheres de diversas idades e contextos. Muitas alunas relatam melhorias significativas na saúde mental e emocional, como redução do estresse, aumento da concentração e fortalecimento da memória. Algumas chegaram a superar momentos de profunda tristeza, como ansiedade e depressão, graças ao contato com a música.
Segundo Gislaine o órgão eletrônico não é apenas um instrumento, mas uma ferramenta de cura e transformação. Para a professora, é maravilhoso ver como cada aluna encontra seu próprio ritmo e propósito ao aprender a tocar.
"Meu objetivo de vida é expandir a escola e ajudar alunas e mentoradas a criarem suas próprias instituições de ensino musical conquistando vitórias e sucessos assim como eu, com o poder que a música tem de transformar não apenas vidas individuais, mas também comunidades inteiras", encerra Gislaine Paixão.
Para acompanhar mais do trabalho da professora Gislaine Paixão, acesse suas redes sociais:
Instagram: Organistastop10 e @escoladaorganista
Youtube: Organistastop10