Qual é a produção brasileira mais vista na América Latina?
As produções nacionais estão chamando cada vez mais a atenção do público de outros países. Para comprovar essa teoria, a Preply, plataforma de aprendizado online, fez um levantamento para saber quais são as criações nacionais mais assistidas na América Latina.
A pesquisa em questão coletou os depoimentos de 1.147 pessoas do Brasil, da Argentina, da Colômbia, do Chile, do México, do Paraguai e do Peru por meio de questionários online. O resultado sobre esse levantamento está nas linhas a seguir.
A realidade na tela
Segundo o levantamento, o destaque entre as produções nacionais fica com a novela Avenida Brasil, vista por 45% dos entrevistados. Na sequência, temos O clone em segundo lugar (41%) e Escrava Isaura como terceira colocada (35%).
Já quando falamos sobre filmes, Cidade de Deus está à frente dos demais para 34% dos respondentes, seguido por Dona Flor e seus dois maridos (29%) e Tropa de elite (22%).
Quando observamos apenas o Brasil, o filme estrelado por Wagner Moura é o favorito para 77%, com Minha mãe é uma peça em segundo lugar com 70% da preferência e Cidade de Deus e O auto da Compadecida empatados com 69% logo após em terceiro.
Veja a seguir quais são as novelas e filmes brasileiros mais assistidos na América Latina:
Novelas mais assistidas na América Latina
Filmes mais assistidos na América Latina
Preferência nacional
Um dado visto no levantamento é que, apesar do sucesso das produções norte-americanas, elas ainda não são capazes de superar trabalhos nacionais.
Todos os territórios pesquisados, inclusive o Brasil, afirmaram que assistem mais às próprias produções nacionais do que às obras hollywoodianas. O destaque é do México, onde 91% dos entrevistados consomem conteúdos da sua própria nação.
Assim, as séries e os filmes dos Estados Unidos ficam em segundo lugar nessa listagem, seguidos da preferência dos latino-americanos por conteúdos espanhóis (53%). A exceção nessa lista fica com os brasileiros, que destacam a preferência pelas produções mexicanas (47%).
Além disso, foi descoberto 46% dos brasileiros assistem às obras internacionais dubladas em português, enquanto 43% optam pelas legendas.