Repaginado, Teatro Vivo alia arte à tecnologia em São Paulo
Espaço cultural amplia cenário da dramaturgia com sofisticação e acessibilidade
O Teatro Vivo voltou à cena cultural de São Paulo totalmente repaginado, com um projeto desenvolvido para aliar arte à tecnologia e valorizar a experiência artística – tanto para quem faz quanto para quem assiste. A reinauguração aconteceu na noite desta quinta-feira, 19, na zona sul paulistana, com a apresentação do espetáculo 'Eu de Você', monólogo interpretado por Denise Fraga. Grandes nomes das artes cênicas, como Glória Menezes, Tony Ramos, Maria Luiza Mendonça e Ary França, prestigiaram o evento.
O Teatro Vivo ganhou toda a inovação em um marco importante da sua história, o ano em que completa 15 anos. Para Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo, a entrega do espaço cultural, após nove meses de reforma, simboliza um presente à capital paulista.
"A Vivo, há 15 anos, investe na cultura e nas artes cênicas como um elemento de transformação social. A gente acredita que a arte tem um papel importante de conexão entre as pessoas e que São Paulo merecia isso: um teatro totalmente novo e que tivesse, além da questão da tecnologia e da modernidade, a acessibilidade muito presente”, diz a porta-voz, em entrevista ao Terra.
O espaço cultural ganhou sistema de iluminação automatizado, importado da Alemanha, com grid de luz do chão ao teto, que permite alterações de cores e tonalidades para demarcar os espaços e criar ambientações distintas.
Mas a sofisticação e a modernidade do projeto assinado pela III Interior Design, by Triptyque Architecture, estão também associadas ao aspecto da mobilidade. Houve diminuição de barreiras e obstáculos, inclusive, para quem trabalha na montagem dos espetáculos. Além disso, houve ainda a preocupação para que os espetáculos, como o monólogo apresentado por Denise, tenham audiodescrição e tradução em libras nas sessões. O acesso de cães-guia também é liberado no local.
O upgrade tecnológico na estrutura do espaço não interferiu na capacidade do teatro, que teve sua identidade mantida nesse sentido. A capacidade dele é de 274 lugares. Novas poltronas foram reposicionadas, porém trazendo maior conforto e melhor visão de palco.
'Eu de Você'
O monólogo 'Eu de Você', dirigido por Luiz Villaça, é um espetáculo que reúne histórias reais, dores, sofrimentos e dramas cotidianos de pessoas anônimas coletadas ao longo de seis meses. A apresentação marca a carreira da atriz Denise Fraga, que, em mais de 30 anos de carreira, estreia em uma peça “sozinha”.
"Eu sempre tive resistência de fazer um monólogo porque eu gosto muito de contracenar. Mas nessa peça eu não estou sozinha. Eu estou com todas as pessoas que mandaram as histórias para que pudéssemos contar. Foram muitas histórias, quase trezentas. E eu me sinto muito bem acompanhada. Acho que por isso que eu consegui", descreve a artista.
Quem atestou o brilhantismo da intérprete em sua estreia – e aplaudiu, de pé, na plateia –, foi a consagrada atriz Glória Menezes. "Eu sempre achei a Denise uma atriz excepcional. Mas ela conseguiu me surpreender. Ela fez um texto difícil, mas de um jeito tão bem feito. De forma rápida, interessante, que a gente fica colada. Ela é uma excelente atriz. Denise é uma coisa maravilhosa. Ela merece aplausos por esse trabalho difícil e tão bonito”, avalia a artista.
A atriz Maria Luisa Mendonça, amiga de longas datas da anfitriã da noite, destaca o trabalho de pesquisa de Denise como um dos pontos altos do espetáculo. "O mais lindo é como ela mescla as histórias reais com a própria plateia, fundindo a vida real com o espectador. Isso só pode acontecer no teatro mesmo e eu acho isso uma coisa extraordinária”, define.
Serviço: Teatro Vivo
Espetáculo de estreia: 'Eu de Você'
Endereço: Av. Dr. Chucri Zaidan, 2.460
Morumbi - São Paulo
Apresentações sextas-feiras, às 20h, sábados, às 21h, e domingos, às 19h
Ingressos R$ 50 (sextas-feiras) e R$ 70 (sábados e domingos)
Duração: 80 minutos
Classificação: 12 anos
Gênero: Comédia Dramática