Script = https://s1.trrsf.com/update-1732567509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rosário está pronta para Congresso da Sociedade Dante Alighieri

Cidade argentina sediará a 84ª edição do evento

20 jun 2023 - 17h07
(atualizado às 17h25)
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Rosário, a mais populosa da província de Santa Fé e dona do terceiro maior distrito consular italiano do mundo, sediará o 84º Congresso Mundial da Sociedade Dante Alighieri.

Cidade argentina receberá a 84ª edição do congresso
Cidade argentina receberá a 84ª edição do congresso
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O município argentino receberá entre os dias 21 e 25 de junho os representantes dos 450 comitês de todo o mundo que compõem a extensa rede da principal instituição cultural dedicada a proteger e divulgar a língua e a cultura italiana.

Em entrevista à ANSA, o cônsul-geral da Itália em Rosário, Marco Bocchi, afirmou que se sente "honrado em poder atender e acompanhar a Sociedade Dante Alighieri em todas essas atividades complementares de organização e assistência logística".

"A escolha de Rosário é importante por dois motivos. A primeira é uma razão direta que está ligada à grande importância da comissão local de Dante, nascida em 1910 e que é um pilar da difusão da língua e da cultura italiana aqui em Rosário. O outro motivo está ligado à importância que a cidade tem para a comunidade que aqui reside", explicou.

"A cultura italiana em Rosário é parte integrante da cultura da cidade, por isso a decisão de realizar o Congresso Mundial aqui é muito importante para continuar preservando, promovendo e divulgando a importância do ensino e divulgação da língua italiana", acrescentou.

Outra demonstração da ligação entre Rosário e a comunidade italiana, lembra Bocchi, é também a instalação do "Barco de papel", símbolo da cidade e também do 84º Congresso Internacional de Dante.

"O barquinho de papel é um ícone da cidade que simboliza, por um lado, a profunda relação da cidade com o rio Paraná, assim como a passagem dos imigrantes italianos pela Argentina", concluiu Bocchi. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade