Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turnê mundial em memória de Morricone começará em novembro

Filho do maestro italiano irá reger sua música mais famosa

16 set 2022 - 16h37
(atualizado às 18h43)
Compartilhar
Exibir comentários

A turnê mundial em memória do maestro italiano Ennio Morricone, falecido em 2020, começará por Tóquio, no Japão, no início de novembro.

Mural de Ennio Morricone em Roma, na Itália
Mural de Ennio Morricone em Roma, na Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Batizado de "Ennio Morricone, The Official Concert celebration", o espetáculo conta com curadoria de Morricone, realizada antes de sua morte, e será dirigido pelo seu filho Andrea, compositor, maestro e ex-diretor das orquestras da Academia Nacional de Santa Cecília e da Ópera de Budapeste.

Os primeiros concertos serão realizados nos dias 5 e 6 de novembro, no prestigiado International Forum Hall, na capital japonesa. Na sequência, seguirá para outras 14 cidades europeias, incluindo Dublin (26), Londres (28), Berlim (30), Frankfurt (1º/12) Paris (6) e Viena (20).

"O evento é um presente para os muitos amantes da música do maestro, mas é também uma homenagem à contemporaneidade de Ennio Morricone, cujas composições, tão dinâmicas e inovadoras, e imediatamente reconhecíveis desde as primeiras notas - mesmo depois de muitos anos -, continuam ter um sucesso global", disse o embaixador italiano em Tóquio, Gianluigi Benedetti.

No concerto serão interpretadas as canções mais famosas do mestre, desde "Era uma vez na América", "O Bom, o Mau e o Feio", "Missão", "Os Intocáveis", "Nuovo Cinema Paradiso" e "Os Oito odiados", filme pelo qual Morricone ganhou o Oscar em 2016.

No Japão, o evento contará com a presença de outros músicos que trabalharam com Morricone no país e terá o apoio de Orquestra Filarmônica de Tóquio.

Além disso, algumas cenas dos filmes mais famosos, entrevistas e filmagens dos ensaios de Morricone serão projetadas na tela.

Durante a apresentação, Andrea contou episódios da colaboração com seu pai, começando pela trilha sonora de Nuovo Cinema Paradiso, que ele escreveu quando tinha apenas 24 anos e lhe rendeu um prêmio Bafta.

"Ele me ligou e disse: 'Você gostaria de escrever um tema para um filme?' Ele me deu o roteiro. Rapidamente escrevi o tema e fui mostrar para ele. Ele gostou muito, acrescentou dois acordes e imediatamente deu uma estrutura da peça para orquestração.

Ouvi dizer que é uma peça que compartilho com meu pai, apesar de eu ter escrito a melodia. Esse presente dado pelo meu pai, e inseri-lo no filme, me ligará para sempre a ele", afirmou Andrea à ANSA.

Nascido em Roma em 1928, Morricone compôs trilhas sonoras para cerca de 400 filmes, incluindo para faroestes como "Por Um Punhado de Dólares" e "Três Homens em Conflito", de Sergio Leone, e morreu aos 91 anos, em 6 de julho de 2020.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade