Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: mostra sobre Diretas Já fica mais 10 dias em SP

7 ago 2014 - 18h13
(atualizado às 18h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Instalada no Arquivo Público do Estado de São Paulo, localizado na capital paulista, a exposição Povo, Praça, Participação: 30 anos das Diretas Já chega aos seus últimos dias de exibição. A mostra visa relembrar o movimento político que reconduziu o País à democracia e tem como foco as manifestações das quais milhares de brasileiros participaram entre os anos de 1983 e 1984.

Entre os materiais presentes na mostra estão os relatórios do extinto Departamento de Comunicação Social (DCS), documentos dos principais comícios pelas Diretas Já promovidos no Estado e painéis com fotografias, áudios e vídeos da época, além de um cenário que mostra a Praça da Sé em 25 de janeiro de 1984, dia em que ocorreu o primeiro grande comício do movimento, com a presença de cerca de 300 mil pessoas.

Siga o vc repórter no Twitter

Marcado pela intensa participação popular, o Diretas Já reivindicava eleições diretas para presidente da República no Brasil, que, há cerca de duas décadas, estava sob a gestão do regime militar. Apesar de toda a pressão, o direito ao voto foi reconquistado apenas no pleito de 1989.

Para realizar a exposição, o  Arquivo Público do Estado de São Paulo utilizou a documentação oficial produzida pelo governo de São Paulo e materiais de entidades apoiadoras, como a Fundação Memorial da América Latina e a Fundação Padre Anchieta. A mostra termina no dia 16 de agosto. 

Serviço

Local: Arquivo Público do Estado de São Paulo (Piso Térreo)

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 596 – Santana, São Paulo

Período da mostra: 17 de abril a 16 de agosto

Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h

O leitor Basílio Colares, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade