Astro da BBC Gary Lineker aceita corte salarial; novo chefe cobra responsabilidade em rede social
Maior salário da BBC, Gary Lineker concordou em usar as mídias sociais com responsabilidade e teve seu rendimento reduzido, em um momento em que o novo chefe da emissora britânica busca manter a confiança no veículo, cujo modelo de financiamento público foi questionado pelo primeiro-ministro Boris Johnson.
O novo diretor-geral da BBC, Tim Davie, disse à equipe para não divulgar opiniões políticas nas redes sociais ao iniciar seu trabalho no início deste mês, e na terça-feira afirmou que novas diretrizes sobre mídias sociais seriam publicadas nas próximas semanas.
O ex-jogador de futebol da Inglaterra Lineker foi alvo dos críticos da emissora tanto por seu alto pagamento quanto por suas opiniões políticas nas redes sociais, que costumavam criticar o governo.
Davie disse que Lineker entendeu suas responsabilidades na mídia social ao firmar um novo contrato de 5 anos, que o levará a um corte de 23% no pagamento.
"A imparcialidade é o alicerce da BBC. É absolutamente crucial que as pessoas que olham para o futuro tenham total confiança na BBC. Quando você entra para a BBC, sabe, deixa a política partidária na porta", declarou ele.
Lineker recebeu cerca de 1,75 milhão de libras, segundo relatório anual da BBC no ano fiscal até 31 de março.