Astro de "Friends", Matthew Perry morre aos 54 anos
O ator Matthew Perry, astro do seriado de TV norte-americano dos anos 1990 "Friends", qual fazia o papel do brincalhão Chandler Bing, morreu no sábado após aparentemente se afogar em uma banheira de hidromassagem. Ele tinha 54 anos.
O Los Angeles Times e o TMZ.com, citando fontes da polícia, relataram que o artista americano-canadense foi encontrado morto em uma jacuzzi em sua casa em Los Angeles. A NBC, que transmitiu "Friends" por 10 anos, confirmou sua morte em comunicado na plataforma de mídia social X, anteriormente conhecida como Twitter.
A notícia trouxe uma onda de mensagens de pesar de outras celebridades e personalidades.
A atriz Mira Sorvino disse na X: "Ah, não!!! Matheus Perry!! Sua alma doce e perturbada!! Que você encontre a felicidade no Paraíso, fazendo todos rirem com sua inteligência singular!!!"
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, ex-colega de escola de Perry em Ottawa, descreveu a morte do ator como "chocante e triste".
"Nunca esquecerei os jogos no pátio da escola que costumávamos jogar e sei que as pessoas ao redor do mundo nunca esquecerão a alegria que ele lhes trouxe", disse Trudeau na X. "Obrigado por todas as risadas, Matthew. - e você fará falta."
A NBC News, citando um representante não identificado de Perry e uma fonte da polícia, disse que ele foi encontrado morto em sua casa no bairro de Pacific Palisades, em Los Angeles.
"Estamos extremamente tristes com o falecimento prematuro de Matthew Perry", disse a NBC Entertainment. "Ele trouxe muita alegria para centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo com seu timing cômico perfeito e humor irônico. Seu legado viverá por inúmeras gerações."
A última postagem de Perry no Instagram, em 23 de outubro, incluía uma fotografia dele sentado dentro de uma piscina ou jacuzzi à noite, com as palavras: "Ah, então a água quente girando faz você se sentir bem? Eu sou Mattman"
Perry ficou mais conhecido por seu papel de longa data como Chandler no sucesso internacional "Friends", que durou 10 temporadas, de 1994 a 2004, coestrelado por Jennifer Aniston, Courteney Cox, David Schwimmer, Matt LeBlanc e Lisa Kudrow.
A série transformou todos os seis atores do elenco em celebridades internacionais, que interpretaram um grupo unido de jovens adultos que passavam um tempo nos apartamentos uns dos outros e no "Central Perk", um café fictício de Manhattan.
Uma das principais tramas envolvia um romance clandestino entre Chandler e Monica Geller, personagem interpretada por Cox, que os outros quatro amigos - Rachel, Joey, Phoebe e Ross - descobriram um por um. O par se casa no final.
O grupo se reuniu em 2021, 17 anos após o final da série, para um especial muito elogiado que foi ao ar na HBO Max.
O programa foi, por um tempo, o programa de televisão mais assistido dos Estados Unidos no horário nobre, com cada ator ganhando 1 milhão de dólares por episódio no auge de sua popularidade.
Fora da vista do público durante grande parte do período em que ele filmou "Friends" estava a longa luta de Perry contra o vício em medicamentos prescritos e álcool, que ele detalhou em seu livro de memórias de 2022, "Friends, Lovers and the Big Terrible Thing".
"Olá, meu nome é Matthew, embora você possa me conhecer por outro nome. Meus amigos me chamam de Matty. E eu deveria estar morto", escreveu Perry na abertura do livro.
Em uma entrevista ao New York Times publicada em outubro de 2022, Perry disse que estava limpo há 18 meses. "Provavelmente gastei 9 milhões de dólares ou algo assim tentando ficar sóbrio."
Perry contou em seu livro que teve que ser levado de volta para a reabilitação logo após filmar o episódio do casamento de Chandler e Monica.
Depois de "Friends", Perry estrelou mais três empreendimentos de televisão que tiveram vida curta - "Studio 60 on the Sunset Strip", "Mr. Sunshine" e "Go On".
Ele também teve participações especiais ou papéis recorrentes em outros programas de TV de sucesso, incluindo "The West Wing", "Ally McBeal", "Scrubs" e "Beverly Hills, 90210". Seus créditos cinematográficos incluem "Fools Rush In", "The Whole Nine Yards", "Almost Heroes" e "Three to Tango".
O ator nascido em Massachusetts cresceu em Ottawa depois que sua mãe, uma jornalista canadense que já serviu como secretária de imprensa do ex-primeiro-ministro Pierre Trudeau, se divorciou do pai de Perry e se casou com uma personalidade da radiodifusão canadense.
Perry era um tenista júnior de alto nível antes de se mudar para Los Angeles para se dedicar à atuação e à comédia improvisada.