Ator de 'Evita' destaca importância de Che Guevara na história: "Modificou o mundo"
Fernando Marianno estrela musical com Myra Ruiz na pele de Eva Perón e Cleto Baccic como Juan Perón; espetáculo fica em cartaz até agosto
Figura histórica e controversa na América Latina, Che Guevara (1928-1967) pode ser visto sob um novo olhar pelo musical 'Evita'. A peça estreou no Brasil no início de julho, para uma curta temporada até 28 de agosto, no Parque Villa Lobos, em São Paulo.
O musical conta a história da ex-primeira-dama argentina Eva Perón, interpretada por Myra Ruiz, e de Juan Perón, representado por Cleto Baccic. Quem narra toda a trama é o guerrilheiro marxista Che Guevara, interpretado por Fernando Marianno.
Marcado por sua atuação na Revolução Cubana, Che nasceu na Argentina.
"Todos os personagens, para além de figuras públicas, são seres humanos. O próprio Che, como Evita, caem no lugar de salvadores em algum momento. A peça vai tirar isso deles, até porque quando isso acontece você consegue ter compaixão, se compadecer com eles, e tirar aquelas figuras do lugar de santas", avalia Marianno.
Um dos responsáveis por derrubar o regime de Fulgencio Batista, Che Guevara polariza opiniões. Odiado por alguns e idolatrado por outros, essa característica da personagem pode até dialogar com a realidade que vivemos no Brasil, na avaliaçaõ de Marianno.
"É interessante interpretar o Che, tanto pelo momento político, quanto pelo privilégio de representar uma figura histórica que, independentemente de seus acertos e erros, modificou o mundo", acrescenta.
'Evita Open Air' tem sessões de quinta-feira a domingo. A temporada segue desde o dia 7 de julho até 28 de agosto no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. A classificação é livre e os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 50,00.
*Com edição de Estela Marques.