Bela Karolyi, ex-treinador de Nadia Comaneci, morre aos 82 anos
O ex-treinador da Romênia e dos Estados Unidos, Bela Karolyi, que ajudou Nadia Comaneci a se tornar a primeira ginasta a receber uma nota 10 na Olimpíada, morreu aos 82 anos, disse a Federação Norte-Americana de Ginástica na noite do último sábado.
Karolyi, introduzido ao Hall da Fama Internacional da Ginástica em 1997, morreu na sexta-feira. A causa da morte não foi divulgada.
Karolyi foi o treinador da romena Comaneci que, aos 14 anos, conquistou três medalhas de ouro na Olimpíada de Montreal de 1976. Sua nota 10 nas barras assimétricas foi a primeira vez que a marca foi atingida nos Jogos.
"Um grande impacto e influência na minha vida. Descanse em paz, Bela Karolyi", publicou Comaneci nas redes sociais, com fotos dos dois juntos.
Karolyi, que nasceu na Hungria e desertou da Romênia para os EUA em 1981, foi membro da comissão técnica de cinco equipes olímpicas norte-americanas.
Karolyi foi nomeado coordenador da equipe nacional dos EUA em 1999, antes de ser substituído pela sua esposa, Marta, em 2001. O casal dirigiu um centro de treinamento no Texas que se tornou a base da seleção feminina em 2001.
Em 2018, a Federação Norte-Americana de Ginástica interditou o local após o escândalo de abuso sexual envolvendo o ex-médico da equipe, Larry Nassar.
Nassar foi condenado a uma pena de 40 a 175 anos de prisão em 2018, depois de se declarar culpado de 10 acusações de agressão sexual contra meninas e jovens mulheres, incluindo atletas olímpicas.
Os Karolyis posteriormente disseram que não estavam cientes dos crimes de Nassar.