'Beleza Fatal': o que esperar da primeira novela feita para o streaming?
Produção foi lançada nesta terça-feira, 21, em São Paulo; episódios chegarão ao streaming Max no dia 27 de janeiro
Prestes a estrear como a primeira novela feita para o streaming, Beleza Fatal foi lançada nesta terça-feira, 21, durante coletiva de imprensa no Hotel Renaissance, em São Paulo. O enredo traz duas familias que se unem com o propósito de vingar a morte de seus respectivos familiares.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Enquanto Sofia (Camila Queiroz) deseja vingar a morte da mãe Cléo (Vanessa Giácomo), a família Paixão, que tem como matriarca Elvira (Giovanna Antonelli), busca vingar uma cirurgia plástica mal-sucedida da filha Beca (Fernanda Marques).
Do outro lado, temos Lola (Camila Pitanga), que influenciou indiretamente a morte de Cléo, sua prima. Já a família Argento teve ligação com o estado de saúde de Beca. Benjamin Argento (Caio Blat), filho de Átila Argento (Herson Capri), estava na sala de cirurgia com Rog (Marcelo Serrado) quando o procedimento de Beca deu errado.
O formato inédito estreará no streaming Max no dia 27 de janeiro. O Terra teve acesso aos dez primeiros episódios da novela do lançamento e, podemos atestar, que o vem pela frente é a abertura de um mercado promissor no segmento de telenovelas.
A proposta ousada de Beleza Fatal teve dedo de Mônica Albuquerque, ex-diretora da TV Globo, que agora é vice-presidente sênior da Telemundo. Foi ela quem indicou o autor Raphael Montes, autor de Bom Dia, Verônica, para escrever uma novela para o streaming.
"Mônica pediu uma sinopse em uma semana. Já tinha algumas ideias e perguntei se ela queria algo específico. Eu decidi, então, fazer a novela que eu queria ver. Gosto de thriller dos anos 90 com a pegada de novela clássica, ao mesmo tempo trazendo assuntos que são novos. Apresentei a sinopse e, em dois dias, já estava aprovada", contou Raphael.
Conhecido por ter uma linguagem voltada para o suspense, Raphael revelou que é noveleiro desde criança e que, escrever uma novela, sempre foi o seu sonho. "Autores de novela eram quase seres místicos para mim, porque cada um fazia [novela] de um jeito", disse.
Além de uma equipe de roteiristas, Raphael também contou com a supervisão do consagrado autor de novelas Silvio de Abreu: "Foi meu mestrado e doutorado em fazer novelas". A partir do dia 27 de janeiro, o público terá acesso a cinco episódios semanais, liberados todas as segundas-feiras. No total, Beleza Fatal têm 40 capítulos - menos da metade do que costuma ter uma novela para TV aberta.
Nos bastidores de Beleza Fatal, uma equipe "híbrida", que mistura profissionais da televisão aberta, de séries e filmes. A diretora-geral Maria de Médicis afirmou que a novela é "um dos maiores produtos de exportação do Brasil". O título estará disponível, também, em outros países.
"Achar esse novo jeito de fazer [novela] foi um grande desafio. É um produto que envolve toda a família brasileira. Para mim, um dos momentos mais felizes da minha carreira", declarou. Além de atuar, Caio Blat contribuiu como assistente de direção de Maria, que é responsável por sucessos como Paraíso Tropical e Babilônia.
O que esperar de Beleza Fatal?
Tal qual os livros de Raphael Montes, Beleza Fatal é envolvida em suspense e muitas reviravoltas. O público pode esperar uma nove clássica, contudo, em um formato mais rápido, no qual o autor não "brinca" com a sabedoria dos espectadores, fugindo, assim, da obviedade.
A novela já está fechada, por isso, os capítulos serão disponibilizados ao longo de 8 semanas para quem assina o streaming Max. A produtora Coração da Selva e a Warner Bros Discovery também atuaram diretamente no desenvolvimento da novela.
Além dos atores já consagrados em produções de TV aberta, como Camila Pitanga, Murilo Rosa e Marcelo Serrado, o elenco também conta com as participações de Breno Ferreira no papel de Alec Paixão, Romaní como Gabriel Fernandes, filho de Lola, e Júlia Stockler, como Gisela Argento.
Raphael Montes afirmou que os ganchos principais ocorrerão nos capítulos 5, 10, 15, 20, e assim por diante. Ou seja: sempre que os cinco episódios forem disponibilizados, o último daquela leva deixará o espectador ainda mais ansioso para o que estar por vir.
A produção também marca o retorno de Camila Pitanga às novelas. A atriz estava longe do gênero há quase 10 anos. "Estava esperando um projeto que fizesse sentido pra mim. Poder voltar com um trabalho que me desafiou, que me exigiu, que fui feliz fazendo, é um modo muito respeitoso", revelou.