Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bruce Dickinson diz que preferiria parar de tocar ao vivo a usar playback: 'Maiden tem que ser 100% real'

Vocalista do Iron Maiden critica bandas que utilizam backing tracks em shows

18 mar 2025 - 16h51
Compartilhar
Exibir comentários
Bruce Dickinson em 2024
Bruce Dickinson em 2024
Foto: Mariano Regidor / Redferns / Rolling Stone Brasil

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, afirmou que jamais aceitaria que a banda usasse playback ou backing tracks em suas apresentações ao vivo. Em entrevista à Classic Rock, o cantor declarou que prefere abandonar os palcos a transformar o grupo em um "Disneyland Maiden", com artifícios para aprimorar o som nos shows.

"A ideia de transformar isso em um 'Disneyland Maiden', com backing tracks e alguns truques… não! Maiden tem que ser 100% real - e feroz!", disse Dickinson.

A banda britânica de heavy metal está prestes a iniciar a turnê "Run For Your Lives", que passará pelo Reino Unido e Europa em 2025 para celebrar seus 50 anos de carreira. O setlist será composto exclusivamente por músicas dos nove primeiros álbuns da banda.

'Se não for real, não é Maiden'

Durante a entrevista, Dickinson falou sobre a crescente tendência de bandas que recorrem a playback para melhorar a qualidade sonora ao vivo e garantiu que o Iron Maiden jamais adotaria essa prática.

"Recentemente, um grande fã me disse: 'É tão bom ver o Maiden ainda fazendo isso'. Eu respondi: 'Sim, e estamos fazendo de verdade!' Não há desafinação. Esse cara comentou: 'Muitas bandas usam backing tracks hoje em dia...' e eu disse: 'Não! Não, não!'", relatou.

O vocalista foi ainda mais enfático ao declarar que, se a banda recorresse a esse tipo de recurso, seria o fim do Iron Maiden.

"Esse seria o dia em que eu sairia. Ou o dia em que pararíamos. Se não for real, não é Maiden", afirmou.

Turnê e documentário celebram os 50 anos da banda

A turnê "Run For Your Lives" começa em maio de 2025, na Hungria, e segue por cidades como Birmingham, Manchester, Dublin, Londres e Glasgow, encerrando a parte europeia em junho.

A expectativa é que, em 2026, o itinerário seja expandido para outros continentes — incluindo o Brasil, país que Bruce Dickinson visita com sua carreira solo em 7 de setembro, para apresentação no festival The Town.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden
Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden
Foto: Rolling Stone Brasil
Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade