Diretor de marketing da Pirelli fala sobre os 42 anos do calendário
O calendário Pirelli, que se tornou ícone da beleza feminina, completou 42 anos de história em 2006. Para comemorar a data, uma exposição com fotos inéditas tiradas para a publicação foi aberta no Shopping Iguatemi, em São Paulo.

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O diretor de marketing da Pirelli, Nicola Tommasini, fez questão de participar do lançamento da mostra nesta sexta-feira, 10, e ressaltou a diferença dos ensaios do calendário para outras publicações com famosas em poses sensuais.

Acompanhado da mulher Paula, Tommasini falou sobre ensaios antigos, contou como é feita a escolha das modelos e deu uma prévia do que será visto nos próximos anos. "A surpresa é freqüente", brincou. Confira a entrevista na íntegra:

O que faz do calendário Pirelli ser um objeto cultuado e famoso há mais de 40 anos?
O calendário Pirelli não traz apenas fotos sensuais. Ele se consiste através de imagens de conteúdo artístico muito forte e tem personalidade, o que vai além de figuras bonitas. Eu acho que é isso que diferencia esse trabalho e o torna um objeto de luxo. Os ensaios são muito diferentes do que outros que existem por aí.

Como é feita a seleção das modelos do calendário?
Existe uma pessoa na Pirelli que há muitos anos percorre o mundo e tem como missão a escolha dessas atrizes e modelos. Essas celebridades não são retribuídas com dinheiro e as que pedem uma contribuição voltam seu cachê para a caridade. Não pagamos nada porque elas gostam de participar. É uma prova de que esse calendário vai além de mulheres bonitas.

Em 2007, teremos Sophia Loren, que aos 71 anos faz um ensaio seminu. Por que a escolha?
A Sophia tem tudo a ver com o calendário da Pirelli e ela é um mito. Nós a convidamos e ela ficou muito honrada com a participação, pois já admirava o trabalho há muito tempo. Mostrar uma mulher de 71 anos é apenas uma iniciativa que a Pirelli tem entre tantas outras.

Em 42 anos, qual a personalidade que mais fez fotos pro calendário?
Fica difícil. Sabemos que a nossa querida brasileira Gisele Büdchen apareceu umas três ou quatro vezes. Tem também a Naomi Campbel, que sempre aparece nas propagandas da marca. De memória eu não conseguirei lembrar, mas acho que essas são as mais clicadas.

Além da Sophia Loren, que outras celebridades fazem sua estréia em 2007?
Teremos a Naomi Watts, que fez 21 Gramas e King Kong, a Penélope Cruz, que dispensa comentários e a Hillary Swank, que já ganhou o Oscar e fez Menina de Ouro com Clint Eastwood.

Em 1998, a Pirelli mostrou um calendário com fotos de homens. Qual foi a reação do público na época?
Foi bastante polêmico. O público da marca estava acostumado com as mulheres e de repente, sem aviso, apareceram homens como Bono Vox e o B.B. King. Depois ainda apareceram alguns casais nas páginas, o que certamente causou discussão. Acho que aquilo quebrou alguns tabus e mostrou que poderíamos inovar, sempre.

Com toda essa polêmica, o que o público pode esperar nos próximos anos?
Eu só posso garantir uma coisa: a surpresa é freqüente. Faz parte da característica da marca, surpreender e inovar. Eu não sei o que terá em 2008, mas com certeza vão aparecer nomes que acrescentarão conteúdo e polêmica ao calendário.