Caretas de príncipe, Katy Perry e brasileiros na festa: Curiosidades da coroação de Charles
Partes da cerimônia foram feitas em galês; roupas de convidados chamaram atenção
O rei Charles III foi coroado na manhã deste sábado, 6, na Abadia de Westminster, em Londres, em uma cerimônia que reuniu milhares de pessoas na capital britânica. A festa foi marcada por diversas curiosidades e momentos inusitados, tanto dentro da abadia, quanto entre os populares.
A homenagem da princesa de Gales, Kate, à princesa Diana, por exemplo, foi notada nos brincos que ela usou na cerimônia. Seu filho, o príncipe Louis, foi visto fazendo caretas e bocejos na festa. Do lado de fora, protestos contra a monarquia, até mesmo de turistas brasileiros, chamaram a atenção. E o mais inusitado: a manifestação usou a figura de outro rei: Pelé.
Protestando contra a monarquia, os brasileiros Jonathan e Cynthia vieram com uma placa em que estava escrito "God save the King Pelé" (Deus salve o rei Pelé), em referencia ao jogador brasileiro que é carinhosamente apelidado de rei.
Segundo os manifestantes brasileiros, o dinheiro que foi gasto com a coroação poderia ter sido gasto com alimentação e moradia, com o intuito de melhorar a vida da população.
"Fizemos este cartaz com o Pelé porque o brasileiro gosta de futebol e para o brasileiro o verdadeiro rei é o Pele", afirmou Jonathan.
Pub funcionando
Muitos pubs no centro de Londres ficaram lotados de espectadores. Algumas pessoas ficaram felizes em assistir da rua, olhando silenciosamente pelas janelas para pequenas telas de televisão.
Príncipe Louis
Famoso pelas caretas em fotos, o príncipe Louis, filho do príncipe William, também estava presente na coroação do avô, o rei Charles III.
Homenagem para a princesa Diana
Já a princesa Kate prestou homenagem à princesa Diana, mãe do marido de Kate, o príncipe William, usando um par de brincos de pérola e diamante de sua falecida sogra. Diana, que morreu em 1997, usou os brincos em eventos durante a década de 90, incluindo em um banquete para o imperador japonês Akihito em 1990, segundo informações do Daily Mail.
Katy Perry
A cantora Katy Perry, que se apresentará no concerto de coroação no domingo, 7, chegou à cerimônia da coroação em um vestido feito por Vivienne Westwood sob medida.
A estilista que morreu no ano passado deixou claro em diversas ocasiões a sua oposição à monarquia britânica.
Protesto canino
Trefor, um golden retriever que vive em Cardiff, capital do País de Gales, não quer que Charles III seja seu rei.
Jill Biden
A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, representou o presidente americano, Joe Biden, na coroação do rei Charles III do Reino Unido.
Nunca nenhum presidente americano participou de uma coroação de um monarca britânico. Os EUA são um país independente do Reino Unido desde 1776.
O presidente americano, Joe Biden, cumprimentou o rei Charles III e a rainha Camilla por sua coroação, e saudou a "longa amizade" entre seus dois povos, em mensagem publicada em sua conta no Twitter.
"A longa amizade entre os Estados Unidos e o Reino Unido é fonte de fortaleza para nossos dois povos", assegurou, enquanto se declarou "orgulhoso" de que sua mulher, Jill, represente o país na cerimônia em Londres.