Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Apuração do Carnaval 2023 de SP e RJ: saiba quando será e como funciona

Escolas campeãs serão conhecidas no dia 21 de fevereiro, em São Paulo, e no dia 22, no Rio de Janeiro

18 fev 2023 - 19h31
(atualizado em 21/2/2023 às 14h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Apuração do Carnaval 2023 de SP e RJ: saiba tudo!
Apuração do Carnaval 2023 de SP e RJ: saiba tudo!
Foto: ANDRÉ PERA/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Os desfiles das escolas de samba em São Paulo acontecem entre os dias 17 e 19 de fevereiro no Sambódromo Anhembi, enquanto no Rio de Janeiro a folia na Sapucaí será dias 19 e 20. Em SP, a apuração das notas será realizada na terça, 21; no Rio, a divulgação do desempenho das agremiações será na Quarta-feira de Cinzas, dia 22. Você pode acompanhar no portal Terra e nas redes sociais a escolha das campeãs nos dois dias, a partir das 15h30. 

Os desfiles das campeãs está previsto para o dia 25, sábado seguinte. Veja abaixo a programação das apurações do Carnaval 2023: 

Apuração do carnaval de SP

A TV Globo vai transmitir, ao vivo, para todo o Brasil, os desfiles das escolas de samba de São Paulo, bem como a apuração das notas. As transmissões estarão disponível ainda na plataforma de streaming Globoplay.

No carnaval passado, a Mancha Verde conquistou o título do Grupo Especial do Carnaval 2022 em São Paulo. Com o samba-enredo "Planeta Água", a escola faz referência a Iemanjá, que nas religiões de matrizes africanas é a orixá das águas salgadas.

Apuração do carnaval no Rio

A TV Globo vai transmitir, ao vivo, para todo o Brasil os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, bem como a apuração das notas. As transmissões estarão disponível ainda na plataforma de streaming Globoplay.

Grande Rio conquistou o título inédito de campeã do Carnaval do Rio de Janeiro no ano passado. O enredo “Fala, Majeté! As Sete chaves de Exu!” desmistificou o senso comum sobre Exu, um dos orixás mais louvados das religiões de matriz africana.

O que é avaliado?

Serão nove quesitos avaliados tanto em São Paulo, quanto no Rio: Bateria, Harmonia, Samba-Enredo, Fantasia, Alegoria e Adereços, Enredo, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Comissão de Frente. Na capital paulista, o quesito Alegoria e Adereços é chamado apenas de Alegoria.

Veja os detalhes de cada quesito avaliado pelos jurados:

• Quesito Bateria: inalterabilidade do ritmo, a versatilidade e a criatividade e a perfeita combinação dos sons emitidos pelos vários instrumentos;

Quesito Samba-Enredo: adequação da letra ao enredo; clareza e coesão da letra do samba, assim como a riqueza poética; 

Quesito Harmonia: perfeita igualdade do canto do Samba-Enredo pelos componentes da Escola em consonância com o “Puxador” (cantor intérprete do samba) e a regularidade do canto durante todo o tempo de desfile;

• Quesito Evolução: fluência da apresentação (com penalidades para correrias, atrasos ou retornos de alas); empolgação dos membros do desfile e sua entrega à dança; coesão do desfile, isto é, a manutenção adequada do espaço entre alas e alegorias;

• Quesito Enredo: formação de uma narrativa a partir da sequência das alas no desfile;

• Quesito Alegorias e Adereços: criatividade sem deixar de possuir significado dentro do enredo; exploração e distribuição de materiais e cores; acabamentos e cuidados na confecção e decoração;

• Quesito Fantasias concepção e a adequação das fantasias ao Enredo; criatividade com os materiais, cores e formas adotados, assim como a variedade de detalhes das fantasias. Também são avaliados os detalhes e uniformidade dentro das mesmas alas;

• Quesito Comissão de Frente: cumprimento de sua função principal de saudar o público e apresentar a agremiação, tudo isso de forma gentil e graciosa; impacto positivo ao público, no momento da apresentação da agremiação;

• Quesito Mestre-Sala e Porta-Bandeira: fantasias, coreografia e apresentação do casal; a harmonia do par e movimentos coordenados.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade