Carnaval de Salvador deve atrair quase 1 milhão de turistas
Foliões já puderam aquecer a voz e o pulmão pelas ruas da capital com os eventos pré-carnavalescos deste domingo
O carnaval de Salvador deste ano tem tudo para ser um dos mais grandiosos dos últimos anos. Depois de quase dois anos sem festa devido à pandemia, o maior evento ao ar livre do País estará de volta às ruas da capital baiana. Entre os dias 16 e 21, os principais circuitos carnavalescos devem receber milhares de pessoas de diversas regiões da Bahia e do Brasil. A projeção, feita pela prefeitura de Salvador, é que a cidade receba quase 1 milhão de turistas durante os seis dias de festa.
Neste fim de semana, os foliões já puderam aquecer a voz e o pulmão pelas ruas da capital baiana com os eventos que antecedem a tradicional festa momesca. Batizados de Fuzuê e Furdunço, os eventos, que integram o pré-carnaval soteropolitano, ocorreram, respectivamente, no sábado, 11, e neste domingo, 12.
“Estamos esperando este ano um percentual maior de visitantes do que em 2020. A gente está contando com uma estimativa de 800 a 900 mil pessoas. E pode ser até mais”, disse o secretário municipal de Cultura e Turismo da capital baiana (Secult), Pedro Tourinho. O titular da pasta do turismo participou dos eventos do pré-carnaval de Salvador.
No sábado, o Fuzuê levou 42 atrações às ruas, e o Furdunço, neste domingo, levou 53 grupos e artistas para o circuito. Totalmente gratuitos, os eventos contaram com grandes atrações musicais, como BaianaSystem, Gerônimo Santana, Mudei de Nome, Escandurras, Danniel Vieira, Lincoln Sena, Tuca Fernandes, Armandinho entre outros.
O prefeito Bruno Reis também participou do Furdunço. O político comentou sobre os eventos do pré-carnaval e falou também sobre a expectativa para o retorno da folia na capital baiana. O chefe do Executivo ressaltou que este será um carnaval histórico, que vai marcar de forma triunfal o retorno dessa que é a maior manifestação de rua de todo o planeta.
“Aqui é um pré-aquecimento. Não mudei nada em relação aos últimos anos. O Furdunço e Fuzuê têm os mesmos serviços que ocorreram durante o carnaval de 2013 a 2020. Tudo que vinha dando certo nós mantivemos [...]. Estou muito feliz e está tudo dando certo. Estamos montando um Carnaval histórico, um Carnaval que vai, realmente, marcar de forma triunfal o retorno dessa festa, que é a maior manifestação de rua de todo o planeta”, afirmou.